Foto: Mateus Ferreira
As irmãs Amanda e Emily Quevedo com a medalha e o cinturão conquistados na Copa Mercosul
No último domingo (10), Amanda e Emily Quevedo, as irmãs que juntas com a Evelyn formam o conhecido trio “As Poderosas do Jiu”, estiveram em Porto Alegre, na Copa Mercosul de Jiu-Jitsu. As lutas ocorreram nas instalações do Sesc, na Capital.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Amanda, além de disputar lutas na categoria infanto-juvenil, competiu também no card principal, valendo o cinturão da temporada. Durante o ano, ela venceu duas lutas e perdeu uma, o que garantiu a chance de estar na final. E o retrospecto foi positivo, ouro por categoria e cinturão assegurado.
- Foi um dia de muita emoção porque foi a primeira luta que eu consigo trazer um cinturão para casa. Fiquei feliz também porque a competidora que eu derrotei na final, eu já havia lutado com ela em outras oportunidades, e perdi. Então, essa luta foi uma evolução para mim. Vencer o card principal e vencer na categoria foi realmente muito emocionante. Isso mostrou que todo o esforço valeu muito - declara Amanda.
Já Emily competiu por categoria, mas infelizmente acabou sendo eliminada em razão de um golpe aplicado.
- Como todo o campeonato gera muita expectativa, eu fiquei um pouco nervosa, mas lutei bem. Infelizmente, eu fui desclassificada porque apliquei um golpe que não podia. Eu já tinha aplicado esse golpe em outro campeonato e podia. Nesse campeonato, não podia, então acabou ocorrendo esse resultado que não era esperado - disse Emily.
A eliminação da Emily tem uma explicação: existem várias federações e cada uma impõe suas regras nos campeonatos, como os golpes que podem e os que não podem. Apesar de não ter passado para a final, ela disputou o terceiro lugar e venceu após aplicar uma finalização.
Próximos compromissos
Em novembro, ocorre o Mundial de Jiu-Jitsu da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), em São Paulo, e as duas irmãs (Emily e Amanda) vão disputar. Emily entra no tatame dia 23 de novembro e vai em busca do seu terceiro título Mundial. Já Amanda luta dia 1º de dezembro em busca do seu primeiro título mundial.