Especial Prefeituras

Restinga Sêca: desenvolvimento sustentável, a valorização da cultura local e o bem-estar da população.

Restinga Sêca: desenvolvimento sustentável, a valorização da cultura local e o bem-estar da população.

O ano de 2024 marcou importantes avanços e iniciativas em Restinga Sêca, evidenciando o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento sustentável, a valorização da cultura local e o bem-estar da população. Neste contexto dinâmico e promissor, Restinga Sêca se destaca como um exemplo de progresso e comprometimento com a qualidade de vida de seus cidadãos.


Sistema Fotovoltaico é inaugurado

Em março de 2024, a administração municipal realizou a inauguração do sistema fotovoltaico do Centro Municipal de Eventos. O equipamento deverá reduzir a conta entre R$ 6 e 8 mil reais, podendo também distribuir energia a outros locais próximos às suas instalações e representar uma economia ainda maior, no futuro.

A instalação dos painéis ocorreu ainda no ano de 2023. Além dos painéis instalados na cobertura do Pavilhão 1, há também a construção da casa de máquinas, transformador e instalações elétricas.


Feira da Agricultura Familiar

O pavilhão-sede da Feira da Agricultura Familiar foi inaugurado em março de 2024 nos fundos da Prefeitura Municipal. A nova sede possui tanques para limpeza e manuseio dos produtos, banheiros, cozinha e as baias agora possuem acabamento em mármore. Ela atende no local às sextas-feiras, a partir das 15h até o anoitecer.

O novo horário auxiliará os servidores do Município, que desde o final de 2023 possuem o Vale-Feira, no valor de R$50 reais. Este valor é utilizado exclusivamente na aquisição de produtos da Feira da Agricultura Familiar. Para os munícipes no geral, além de poderem comprar com cartão de crédito, PIX e dinheiro, também é possível adquirir produtos utilizando o Ecocash, moeda socioambiental implantada em setembro de 2023, visando a conscientização da população sobre o correto descarte dos resíduos orgânicos.


Educação restinguense é pioneira 

A Escola Manuel Albino Carvalho (MAC), situada na localidade de São Miguel Novo, em Área Quilombola, se tornou, em 2024, a primeira escola do interior de municípios gaúchos a contar com creche e turno integral, para alunos do 1º ao 5º ano letivos. A demanda da comunidade virou realidade com as salas Tia Zilá e Vó Toti, que homenageiam Maria Zilá Carvalho e Leonir da Rosa, respectivamente.

As salas são equipadas com brinquedos, camas e aparatos modernos que auxiliam no desenvolvimento cognitivo dos alunos, por meio de atividades lúdicas e também garantindo aos pais tranquilidade de saberem que seus filhos estão em um local moderno e seguro.


Cultura gaúcha é novamente enfoque com a realização do Candeeiro

Em 2024 foi o ano de retomada de um dos maiores eventos da canção gaúcha da região central do Rio Grande do Sul: O Candeeiro da Canção Nativa chegou à sua 11ª edição, após um hiato de 15 anos, enaltecendo a alcunha de “Terra de Tradicionalistas”, do Município de Restinga Sêca.

Financiado através do programa Pró-Cultura, do Governo do Rio Grande do Sul e executado pela Jesproart, em parceria com a administração municipal, o festival abriu inscrições para composições inéditas em fevereiro, quando 540 canções foram inscritas na competição, por artistas de todo o Rio Grande do Sul.

A composição “Por entre o vão das Orelhas”, representando a cidade de Dom Pedrito, sagrou-se campeã do Candeeiro, composta por Getúlio Santana Silva, e musicada por Cícero Fontoura, que a interpretou ao lado de Gabriel Tadielo.


Nos 110 anos de Iberê, a Casa de Cultura de Restinga Sêca será inaugurada 

Em 2024, Iberê Camargo, filho ilustre de Restinga Sêca, completaria 110 anos de idade. A passagem de seu aniversário se dará apenas no mês de novembro, quanto estão programadas atividades para serem realizadas no Município, homenageando a memória do famoso pintor, que viveu nas antigas instalações da Estação Férrea, junto dos pais, trabalhadores da ferrovia local, que faz parte do trecho Porto Alegre-Uruguaiana.

É neste contexto também que, neste ano, será inaugurada e entregue à comunidade a obra do Prédio Dr. Miguel de Patta, que funcionou, no fim dos anos 20, como clínica do médico italiano, além de ser a sede da administração municipal, até o início dos anos 90. Atualmente, a empresa responsável pela obra de recuperação histórica trabalha no detalhamento do prédio, com a finalização de pinturas e outras pequenas reformas necessárias nesta etapa.

O prédio receberá o simbólico nome de Casa de Cultura Iberê Camargo, se tornando um espaço dedicado a valorizar as mais diversas artes, como a dança, as artes plásticas e a música, além de contar com um acervo museológico de peças e artigos jornalísticos do esporte local.


Policlínica garante acesso da população a serviços especializados da saúde

Em 2023, a Policlínica Municipal de Restinga Sêca foi inaugurada pela Secretaria da Saúde, sendo responsável pela oferta de serviços especializados de saúde à população.

Atendendo às demandas oriundas das unidades de saúde do município e também do Hospital de Caridade São Francisco, a policlínica hoje conta com os serviços de ginecologia, psiquiatria, psicologia, assistência social, fonoaudiologia e fisioterapia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Toropi, berço de riquezas naturais na região central Anterior

Toropi, berço de riquezas naturais na região central

Ivorá tem no turismo um dos pilares para o futuro Próximo

Ivorá tem no turismo um dos pilares para o futuro

publieditorial