Enchente muda cenário de Três Barras: Arroio Grande e Boca do Monte são os distritos mais afetados pela enxurrada

Gilberto Ferreira e Jaqueline Silveira

Enchente muda cenário de Três Barras: Arroio Grande e Boca do Monte são os distritos mais afetados pela enxurrada

Crédito: Gilberto Ferreira (Diário)

A localidade de Três Barras, no distrito de Arroio Grande, está irreconhecível depois da enchente que atingiu Santa Maria e região na última semana. A estrada que dá acesso ao local quase despareceu em meio a barrancos desmoronados, a árvores enormes arrancadas e aos muitos escombros amontoados, efeitos da força da enxurrada.

​ ​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


A ponte de cerca de 40 metros sobre o Rio Ibicuí não suportou tanta água e foi levada. O impacto da enchente foi tão grande que o rio mudou seu curso. E moradores ficarem isolados. Além das estradas e das pontes, a produção de hortifrutigranjeiros de Três Barras foi muito afetada e as perdas são grandes.

Foto: Gilberto Ferreira (Diário)

 
Passada a enxurrada, a própria comunidade trabalha para recuperar, minimamente, estradas para que moradores não fiquem isolados. Para isso, com ajuda de uma escavadeira hidráulica e uma retroescavadeira da prefeitura, os escombros estão sendo removidos e uma passarela de madeira foi construída, já que, além da ponte ser levada pelas águas, o Rio Ibicuí mudou seu curso. Já no lugar de outra estrutura menor, foi improvisada uma pinguela para dar acesso aos moradores.

Foto: Gilberto Ferreira (Diário)

 
Um dos moradores que estão liderando os trabalhos é Tiago Almeida. Ele contou que, desde a última terça-feira, a população começou a ficar isolada. Mas, ontem, todos já tinham acesso, embora precário em alguns trechos.

 
– Graças a Deus, hoje todo mundo consegue sair de casa ou alguém consegue chegar onde está esse povo. A gente vai trabalhando com a comunidade. Não é fácil, o trabalho é todo manual. A prefeitura tem apoiado bastante com máquinas, mas tem de desdobrar madeira, precisa carregar material – afirmou.
Diante do cenário de destruição de estradas e as perdas na agricultura, avalia Almeida, a recuperação será lenta.


AO VIVO: acompanhe a cobertura dos estragos da chuva em Santa Maria e região

 
– Não vejo recuperação tão imediata para esse nosso lugar, aqui praticamente destruiu tudo. A perda na agricultura foi total na nossa região, desde material de irrigação, implementos, teve propriedade que até trator foi embora – relatou o morador, acrescentando que o mais importante é que não ocorreu perda de vidas na localidade, e que a comunidade já trabalha no recomeço.

 
Três Barras concentra a produção de hortifrutigranjeiros de Santa Maria, que foi toda destruída pela enxurrada. O produtor Oneide Fernandes perdeu os 2,5 hectares de plantação de repolho, alface, brócolis, couve-flor, chicória, entre outras verduras.


Aeroporto Salgado Filho tem voos suspensos por tempo indeterminado e pode ficar fechados até o fim do mês


 
– Está crítica a situação, eu perdi uns 100 mil reais de verdura, estava tudo pronto pra colher – contou Fernandes, que fornecia, indiretamente, produtos para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A situação não é diferente nas lavouras de João Manuel dos Santos. O prejuízo é de R$ 10 mil. – Tinha 25 mil pés de repolho, tudo perdido, tinha 15 mil pés de alface, tudo perdido – disse.


Foto: Gilberto ferreira (Diário)


Balanço preliminar

A Secretaria de Desenvolvimento Rural já te um balanço preliminar dos prejuízos causados pela enxurrada em Santa Maria. Segundo o titular da pasta, Rodrigo Menna Barreto, dos nove distritos, Arroio Grande e Boca do Monte foram os mais afetados.

 
Em Arroio Grande, 90% da produção de hortigranjeiros foi destruída. Grande criador de peixes, Boca do Monte perdeu 95% da produção, informou o secretário.

 

Arroz e soja

Quanto à plantação de soja e arroz, conforme ele, 50 da safra tinha sido colhida. A estimativa é que os outros 50% tenham sido perdidos. Os distritos na região sul da zona rural, como Santa Flora e Arroio do Só, concentram a maior produção se soja e arroz.


– Os prejuízos são grandes também na pecuária leiteira –complementou Mena Barreto.


Já sobre a situação das estradas, ele informou que, praticamente, todos os distritos foram afetados. Pelo levantamento, 25 pontes foram danificadas, muitas delas foram levadas pela enxurrada. Outras tiveram as cabeceiras destruídas.


Abastecimento de água sobe para 70% em Santa Maria nesta segunda; ainda não há prazo para restabelecimento total

25 pontes danificadas

Conforme o secretário, será elaborado um plano de recuperação das estradas para o escoamento da safra com 10 frentes de trabalho e 20 equipes, com o auxílio de empresas terceirizadas, que já prestam serviço à prefeitura ou que serão contratadas, principalmente para recuperar as estruturas.


 Inicialmente, a prioridade era salvar as pessoas e suprir “necessidades básicas”, como medicamentos e alimentos, conclui ele.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

RSC-287 deve ganhar ponte móvel do Exército no local onde estrutura desabou Anterior

RSC-287 deve ganhar ponte móvel do Exército no local onde estrutura desabou

Com trégua na chuva, moradores do Passo das Tropas reconstroem o que restou das casas Próximo

Com trégua na chuva, moradores do Passo das Tropas reconstroem o que restou das casas

Geral