Das mais de 80 escolas da rede municipal, 41 permanecem sem aulas em Santa Maria

Das mais de 80 escolas da rede municipal, 41 permanecem sem aulas em Santa Maria

Foto: Beto Albert (Diário)

Com turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), as mais de 80 escolas da rede municipal vivem situações diferentes após a chuva histórica que atingiu Santa Maria e região. Nesta segunda (6), no dia que seria de retorno às aulas, 41 instituições permaneceram fechadas devido a questões como falta de energia elétrica, alagamentos e problemas nos acessos por ruas e estradas.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Por isso, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) orienta que pais e responsáveis de alunos da rede devem entrar em contato diretamente com a escola onde a criança ou adolescente está matriculado para receber orientações sobre as atividades letivas para os próximos dias.

 
– Estamos em contato direto com as escolas diariamente, mas cada uma tem a sua realidade. Estruturalmente, as instituições de ensino da Rede Municipal não foram muito afetadas, mas a comunidade escolar sim – explica a secretária Lúcia Madruga.

 
As escolas do campo da rede municipal estão com as aulas suspensas por tempo indeterminado devido às condições das estradas. Também está suspenso o transporte urbano de Atendidos da Educação Especial (AEEs), pois os alunos de várias escolas utilizam o mesmo veículo. Uma vez que está incerto o retorno das atividades nas escolas, a prefeitura optou pela suspensão do serviço até terça (7).

 
Rede estadual


Das 95 escolas da área de abrangência da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), apenas 20 terão aulas nesta terça (7). Outras 30 retomarão as atividades presenciais na quarta-feira (8).

Segundo o coordenador, José Luiz Eggres, para as demais instituições, será necessário realizar ajustes, pois há problemas de falta de água e de energia elétrica, além da falta de acessibilidade.

 
– Estamos em contato direto com os prefeitos para saber a situação de cada município de nossa área, das condições das estradas e dos serviços básicos para receber os alunos. Também faremos as adequações dos calendários – destaca Eggres.


Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aulas da UFSM nos campi de Cachoeira do Sul e Santa Maria seguem suspensas na próxima semana Anterior

Aulas da UFSM nos campi de Cachoeira do Sul e Santa Maria seguem suspensas na próxima semana

UFSM contabiliza estragos causados pela chuva e suspende aulas da próxima semana em Santa Maria e Cachoeira do Sul Próximo

UFSM contabiliza estragos causados pela chuva e suspende aulas da próxima semana em Santa Maria e Cachoeira do Sul

Educação