Especial Prefeituras

Toropi, berço de riquezas naturais na região central

Toropi, berço de riquezas naturais na região central

Toropi com seus 2.554 habitantes tem como sua principal fonte de renda a produção primária em que se destaca a produção de fumo, soja, arroz, milho e com uma pecuária forte através de bovinos de leite, de corte e também suínos. E desenvolve-se com um turismo notável de suas riquezas naturais e heranças culturais, além da promoção de eventos em geral e de práticas esportivas.  


Geoparque Raízes de Pedra 

A partir da constituição do Comitê Interinstitucional de Implantação do Geoparque Raízes de Pedra em março de 2023, Toropi em conjunto com os demais municípios que fazem parte do território, intensificou o desenvolvimento das ações que estão sendo realizadas baseadas no tripé do Geoturismo, Geoeducação e Geoconservação. 

Na Geoeducação, está sendo desenvolvido um trabalho junto com o Projeto Cidades Educadoras. Nesse contexto, foram realizadas reuniões com gestores municipais e atividades como: Curso de Formação Continuada para Professores da Rede Pública Municipal; participação no Fórum Regional da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiências e Pessoas com Altas Habilidades; produção do Gibizão do Geoparque Raízes de Pedra; Projeto Educação e Turismo Geoparque Raízes de Pedra que está sendo desenvolvido com as turmas dos quintos anos das escolas do município e também o município receberá no mês de outubro o Planetário Móvel da Unipampa que irá desenvolver atividades de formação de professores, sessões com o planetário e cinema inflável para as crianças da rede pública municipal e estadual. 

No Geoturismo, foram instituídas parcerias com instituições públicas e privadas com vistas à realização e efetivação de projetos de infraestrutura turística, formação dos integrantes do “trade turístico”; conscientização da comunidade local em relação à importância de sua participação na construção das ações de turismo local e regional; conhecimento e valorização do patrimônio local. Em parceria com o Sebrae e Sicredi, Toropi recebeu o relatório do Radar Turístico para o desenvolvimento do turismo no município e no Vale do Jaguari / Geoparque Raízes de Pedra. 

Na Geoconservação, houve visita técnica do Coordenador de Cooperação e Fomento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN de Brasília, e a partir dessa visita técnica estão sendo desenvolvidas ações no âmbito do patrimônio geológico, arqueológico e paisagístico.


Programa Turismo Rural 

O Programa Turismo Rural de Toropi foi lançado, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a fim de identificar e implantar negócios de turismo rural, ambientalmente corretos, aliados às habilidades e vocações do produtor e da sua família, com consequente diversificação e aumento de renda na propriedade rural. 

Para isso, desenvolveu programa de capacitação dividida em módulos, sendo eles: identificação e seleção de oportunidades de negócio, planejamento e implantação de pousadas e restaurantes rurais, acolhida no meio rural, roteiros, trilhas, caminhadas ecológicas, implantação dos pontos de venda de produtos agroalimentares típicos e de artesanato, comandando e organizando a cozinha rural, os segredos da boa culinária rural e o serviço de restaurantes rurais.

A intenção é ensinar e fornecer acompanhamento aos participantes, colocando em evidência a importância de pensar e construir ações estratégicas que os beneficiem economicamente nos próximos anos.

O programa teve início em junho de 2022 e a turma estará se formando em julho deste ano.


Eventos 

Pedal Rural: para promover e incentivar a prática esportiva e o cicloturismo em Toropi, a Prefeitura Municipal realizou o Pedal Rural, que, em sua primeira edição, no dia 22 de outubro de 2023, em comemoração ao aniversário do município, reuniu mais de 30 ciclistas da região com um percurso de 25 km que percorreram pelas localidades da Boca da Picada, Toropi Mirim e Linha Bayer. A segunda edição acontecerá em outubro desse ano.

Caiacada: outro evento esportivo que teve sua primeira edição nesse ano. A Caiacada proporcionou aos participantes uma aventura pelas águas do Rio Toropi. Com o intuito de estimular a prática de esportes náuticos não poluentes, fomentar o turismo local, reunir entusiastas e possibilitar a interação com a natureza o evento teve mais de 80 caiaqueiros inscritos.

3º Encontro de Carros Antigos: o tradicional encontro de carros antigos terá sua terceira edição em 18 de agosto de 2024. Será um evento para a comunidade e os visitantes apreciarem a exposição de veículos. Além disso, durante o dia, haverá animação musical com DJ e show com banda, feira de comercialização de produtos coloniais e artesanatos, distribuição da erva mate e água quente no chimarródromo.


Atrativos turísticos

Através da Rota do Tatu é possível realizar divertidos passeios e conhecer os atrativos turísticos, a gastronomia e as belezas do município, em que se destacam: A Fenda Mãe de Ouro, Cascata Linha Canoa, Cristo Protetor, Camping da Laje, Cascata da Onça, Cantina Rossi & Scholz, Sítio Sabores da Montanha, Rancho Alegria, Sítio Recanto do Sossego e o Sítio Toca do Bugre.

Outra opção de conhecer alguns atrativos do município é com o roteiro Expedição Origens. A Expedição Origens é um roteiro turístico diferenciado que pode ser feito através das modalidades de cicloturismo, 4x4 (rodoviário) e trekking (caminhada), que integra alguns municípios da Região Central, Vale do Jaguari e Missões que fazem parte do Consórcio Intermunicipal Caminho das Origens.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

São Pedro do Sul, investimentos em infraestrutura e promoção da educação de qualidade Anterior

São Pedro do Sul, investimentos em infraestrutura e promoção da educação de qualidade

Restinga Sêca: desenvolvimento sustentável, a valorização da cultura local e o bem-estar da população. Próximo

Restinga Sêca: desenvolvimento sustentável, a valorização da cultura local e o bem-estar da população.

publieditorial