RS é o terceiro estado brasileiro com maior número de casos de câncer de mama

O Rio Grande do Sul é o terceiro estado com maior número de casos de câncer de mama no país. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a taxa bruta de incidência estimada para 2024 é de 62,7 casos para cada 100 mil mulheres. O índice é um pouco menor que a taxa estimada do Brasil (66,5 casos por 100 mil mulheres).

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Os dados foram apresentados durante uma audiência pública realizada na última segunda-feira (8) pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa/RS. O encontrou contou com a presença de representantes da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA) e do Projeto Goiás Todo Rosa.

Leia mais

Cenário

Em 2019, o Rio Grande do Sul registrou 1.420 óbitos por conta do câncer de mama. Em 2023, o número subiu para 1.468.O diagnóstico precoce deste tipo de câncer pode fazer a diferença. Atualmente, o Estado conta com 211 mamógrafos em uso por hospitais e instituições vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a SES, a faixa etária de rastreamento, com busca ativa para exames de câncer de mama, é de mulheres dos 50 a 69 anos. 

Câncer de ovários

Durante a audiência, também foram apresentados dados sobre câncer de ovários. Os registros mostram que ocorreram 391 casos novos no RS e 307 óbitos, sendo a faixa bruta estimada para 2024 é de 6,03 casos a cada 100 mil mulheres. No Brasil, a taxa prevista é de 6,62 casos por 100 mil mulheres.  

*com informações da SES


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria registra maior incidência de dengue em pessoas de 20 a 29 anos Anterior

Santa Maria registra maior incidência de dengue em pessoas de 20 a 29 anos

Número de óbitos por dengue sobe para 67 no Rio Grande do Sul Próximo

Número de óbitos por dengue sobe para 67 no Rio Grande do Sul

Saúde