Pelo SUS, onde solicitar exame de mamografia em Santa Maria?

Foto: Pedro Piegas (arquivo/Diário)

Além de informar e conscientizar sobre o câncer de mama, a campanha Outubro Rosa permite refletir sobre os serviços de prevenção e diagnóstico ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos principais exames realizados neste processo é a mamografia. A avaliação, com duração de até 30 minutos, é feita com o auxílio de um mamógrafo – um tipo de aparelho de raio-X especial –, que permite obter imagens das mamas com alto contraste e resolução. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Em Santa Maria, duas instituições contam com equipamento: o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e o Casa de Saúde, sendo este o principal prestador do serviço no município. Mas afinal quando e onde solicitar este exame?

Acolhimento

Quando se fala sobre saúde da mulher, o primeiro passo envolve o conhecimento do próprio corpo e o autoexame. A mulher deve estar atenta se há ou não a presença dos seguintes sinais:

  • Lesões mamárias
  • Caroços (nódulos), muitas vezes, endurecidos, fixos e indolores
  •  Pele da mama avermelhada
  • Alteração no mamilo

Ao perceber alguma alteração, o mais indicado é buscar ajuda profissional. No município, o processo inicia com o agendamento de consulta em qualquer unidade de saúde. Na data marcada, a paciente passará por uma avaliação com médico (a) ou enfermeiro (a) para que seja solicitada a mamografia ou outros tipo de procedimento.

Dos 4.947 exames marcados pela Secretaria Municipal de Saúde até o segundo quadrimestre de 2023, 3.838 foram realizados. E apenas em setembro, mais de 300 mamografias foram feitas. 

Apesar dos altos índices, a pasta também informa que 1.109 pacientes faltaram aos exames agendados nos últimos oito meses, o que gera preocupação. O elevado percentual de absenteísmo das mulheres ao exame, por diversos motivos, é uma das principais dificuldades enfrentadas pela Secretaria Municipal da Saúde. 

Para além disso, a pasta lida com: 

  • dificuldade para entrar em contato (por telefone ou WhatsApp) com a paciente ou atualizar estes dados 
  • necessidade de potencializar a busca ativa das pacientes pelas unidades de saúde
  • a manutenção dos aparelhos, que é constante e muitas vezes ocasiona reagendamento de exames

Tipo de mamografias

A mamografia é um exame que consiste em um raio-X da mama, a partir de alto contraste e resolução, o que permite descobrir um câncer quando o tumor ainda é pequeno. Pelo SUS, são disponibilizados dois tipos de procedimentos: a mamografia de diagnóstico e a de rastreamento.

A mamografia de diagnóstico é indicada para avaliar alterações mamárias suspeitas em qualquer idade. Ela pode ser feita tanto por mulheres quanto por homens. Já a mamografia de rastreamento é indicada para mulheres entre 50 e 69 anos que não tenham sinais ou sintomas de câncer, devendo ser realizada a cada dois anos. Desde 2022, esta opção também é disponibilizada para homens trans no SUS. 

A deliberação sobre a faixa etária para a mamografia de rastreamento segue as diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama no país, que além dos benefícios e riscos da realização do exame, considera a orientação de que o mesmo seja realizado na menopausa.

A justificativa é de que, antes desse período, as mamas são mais densas e a sensibilidade da mamografia é reduzida, o que pode gerar resultados falso-negativos ou falso-positivos para câncer. A deliberação busca também evitar a exposição desnecessária à radiação e a realização de mais exames.

O ultrassom da mama é uma das opções em especial para as mulheres jovens. Mesmo que o exame não seja considerado de rotina pelo SUS, a Secretaria Municipal da Saúde mantém algumas vagas via consórcio em clínicas privadas para a realização do procedimento. 

Leia também

Cenário local

Husm

  • Tem dois aparelhos de mamografia
  • Exames ofertados por mês – 225
  • Atendimento – Pedidos internos do hospital referente a pacientes internados ou consultas ambulatoriais, além de casos encaminhados pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS)
  • De janeiro de 2020 a setembro de 2023, foram realizados 5.015 exames 

Casa de Saúde

  • Tem um aparelho de mamografia
  • Exames ofertados por mês – 750
  • Atendimento – Pacientes encaminhadas após avaliação médica realizada no posto de saúde mais próximo, que faz a solicitação do exame para a secretaria de saúde.
  • De janeiro de 2020 a setembro de 2023, foram realizadas 17.226 exames

Outubro Rosa em Santa Maria

A programação alusiva ao Outubro Rosa contará com atividades de conscientização e serviços de saúde em postos do município. Confira: 

Sábado (21)

  • Serviços – Dia D de Multivacinação, testagens rápidas de ISTs, encaminhamento para mamografia, exame citopatológico, maquiagem e cabelo e fotografia das mulheres que quiserem participar
  • Onde - ESF Bela União (Rua Cruz Alta, 18, Bairro Caturrita)

Sábado (21), das 9h às 16h  

  • Serviço – Dia D de Multivacinação, coleta de CP, testagem rápida para ISTs;
  • Onde – Arroio do Só/Pains 

26/10, das 8h ao meio-dia e das 13h às 15h

  • Serviço – Coleta de citopatológico e oferta de reiki
  • Onde – Arroio do Só/Pains

25/10

  • Serviços – Roda de conversa sobre prevenção ao câncer de mama e colo uterino com as profissionais da Unidade, palestra sobre saúde bucal; realização de teste rápido para detecção de ISTs; distribuição de preservativos
  • w Onde – Salão Paroquial da Igreja São Caetano, em Boca do Monte (Rua Presidente Vargas, 1, Boca do Monte)

23 a 27/10

  •  Serviços – Semana com orientações para saúde da mulher, coleta de CP, realização de testes rápidos, consultas odontológicas, médicas, nutricionais e fisioterapeutas. Os atendimentos e distribuição de fichas serão concomitantemente à ação.
  • Onde – UBS Floriano Rocha (Rua Benjamin Ávila, 12, Cohab Santa Marta, Bairro Juscelino Kubitschek)


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Campanha Nacional de Multivacinação tem início neste sábado e segue até o dia 28 de outubro Anterior

Campanha Nacional de Multivacinação tem início neste sábado e segue até o dia 28 de outubro

Sancionada lei que permite à prefeitura fazer o pagamento do Piso da Enfermagem para mais de 350 profissionais Próximo

Sancionada lei que permite à prefeitura fazer o pagamento do Piso da Enfermagem para mais de 350 profissionais

Saúde