Quais são as estratégias adotadas em Santa Maria para evitar desastres naturais e outras cinco notícias

Confira as principais notícias para começar a quarta-feira


Quais as estratégias adotadas em Santa Maria para evitar desastres naturais

Uma semana após uma das maiores tragédias já registradas no Rio Grande do Sul e que provocou a morte de 47 pessoas e deixou outras 20.517 desalojadas, o cenário é de reconstrução no Vale do Taquari. Já em Santa Maria, o alto volume de chuva preocupa os moradores dos 115 pontos da cidade que estão sujeitos a alagamento, inundação e deslizamento de terra. São cerca de 4 mil pessoas residindo nestes locais. A equipe da Defesa Civil monitora as áreas de altos riscos, ontem pelo menos 20 famílias tiveram que sair de casa no Passo do Verde por conta do nível do Rio Vacacaí.

O cenário evidencia a necessidade do debate sobre mudanças climáticas e o papel que gestores públicos e a sociedade devem assumir para minimizar os impactos de fenômenos que têm se tornado cada vez mais frequentes por conta das mudanças climáticas. Confira aqui.


É falsa a informação que Ponte do Passo do Verde estaria interditada; apesar do aumento do nível do Rio Vacacaí, ele não atingiu a ponte

Além da grande quantidade de chuvas nas últimas horas, uma outra questão tem preocupado os órgão que monitoram a situação: a difusão de informações falsas. Nesta terça-feira (12), fotos e vídeos estão circulando em redes sociais anunciando que a Ponte do Passo do Verde, que liga os municípios de Santa Maria e São Sepé, na BR 392, estaria interditada em decorrência do nível do Rio Vacacaí supostamente ter atingido a estrutura. No início da noite, o Diário entrou em contato com a Defesa Civil de Santa Maria, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para saber mais detalhes da situaçãoTodos os órgão negaram que o rio teria atingido a ponte e que essa estaria interditada. Até o momento, o trânsito de veículos permanece normal no local.


"Esperamos que circulem cerca de duas mil pessoas na distribuição da Chama Crioula", afirma coordenador da 13º Região Tradicionalista

Neste ano, pela primeira vez, Santa Maria terá o 1º Acampamento Farroupilha, uma construção coletiva entre a 13º Região Tradicionalista (13º RT), Piquete Junção dos Cascos e a prefeitura. Nesta quarta-feira (13), a partir das 13h, será feita a distribuição da chama Crioula para as demais entidades tradicionalistas. Questionado sobre a chuva prevista para ocorrer ao longo do dia, o coordenador afirma que está ciente desta previsão, mas garante que a distribuição da chama ocorrerá da mesma forma. Confira a programação do Acampamento Farroupilha. 


Audiência pública apresenta PPP da iluminação pública; projeto prevê troca de 100% das lâmpadas da cidade por luminárias de LED

Na última segunda-feira (11), foi realizada mais uma audiência pública na Câmara de Vereadores sobre a Parceria Público-Privada (PPP) que tem como objetivo modernizar a iluminação de Santa Maria. Na oportunidade, foi apresentada a estrutura do projeto da PPP e foram esclarecidas dúvidas. Essa é mais uma das etapas do processo que está em andamento desde o início deste ano. A partir da finalização de todas as fases, a concessionária contratada deve iniciar a troca de mais de 27 mil pontos de luz por luminárias de LED na área urbana e rural.


Defesa Civil informa que pelo menos 20 famílias tiveram que sair de casa no Passo do Verde; em Pains família precisou ser resgatada pelos Bombeiros

A chuva, que retornou ainda mais forte na madrugada desta terça-feira (12) na Região Central, já trouxe consequências, principalmente no distrito do Passo do Verde. ​De acordo com a Defesa Civil de Santa Maria, pelo menos 20 famílias tiveram de sair de casa na localidade. Elas estariam retornando para residências na cidade. Os carros dos moradores estão no acostamento da BR-392, pois as ruas de acesso ao distrito estão todas bloqueadas pela água.


Conselho Federal de Medicina altera regras de divulgação para médicos nas redes sociais; confira as mudanças

Depois do processo com consulta pública o Conselho Federal de Medicina (CFM) modificou algumas regras relacionadas à divulgação. A partir das alterações, o médico pode divulgar seu trabalho nas redes sociais, produzir publicidades de equipamentos do ambiente de trabalho e uso de imagens de pacientes com fim educativo. Mas com algumas regras, saiba mais detalhes na matéria. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quais as estratégias adotadas em Santa Maria para evitar desastres naturais Anterior

Quais as estratégias adotadas em Santa Maria para evitar desastres naturais

VÍDEOS: terça-feira começa e termina com chuva de granizo em Santa Maria Próximo

VÍDEOS: terça-feira começa e termina com chuva de granizo em Santa Maria

Geral