Busca por aluguéis cresce em Santa Maria nas vésperas do ano letivo na UFSM

Busca por aluguéis cresce em Santa Maria nas vésperas do ano letivo na UFSM

Fotos: Beto Albert (Diário)

Quartos também são alugados sem intermediação da mobiliária.

A cada semestre são mais de 23 mil estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) circulando no município sede para as aulas que se iniciam em 11 de março. E pelo menos 1,5 mil calouros, muitos vêm de fora para cursar o sonhado Ensino Superior. A transformação também é sinônimo de nova moradia. O Bairro Camobi é o local com maior procura por ser próximo à instituição. Desde dezembro, o movimento começou a intensificar, mas é após o Carnaval, que filas de espera por imóveis são corriqueiras. Nas ruas do entorno é difícil encontrar placas de aluga-se, pois a procura é tanta que os imóveis são locados quase que imediatamente.

A reportagem ouviu uma imobiliária sobre os principais cuidados na hora de alugar um imóvel. Além disso, as dúvidas frequentes na hora de fechar negócio também são respondidas. Confira abaixo.  

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Cuidados 

No caso dos que virão morar em Santa Maria, por muitas vezes, o primeiro contato com o local de interesse é feito a distância, e fechado, até mesmo, com a assinatura do contrato de aluguel no online. São facilidades, mas que exigem atenção. 

Em geral, os imóveis não ficam muito tempo disponíveis neste período do ano, e isto exige agilidade na hora de decidir e mandar os documentos. A  gerente de relacionamentos comerciais da Cancian Imóveis Priscila Stefanello Moro, 30  anos, indica que isso não é desculpa para ser descuidado. Veja o que você precisa saber antes de alugar:  

– A localização é o ponto principal. Tem que perguntar se tem ônibus, se passa próximo, que tipo de serviços tem perto. Se é um bairro tranquilo. Isso é top 1 preocupação. Até para que o imóvel cumpra com as expectativas, e não precise mudar depois. O custo vem como outro ponto. O mercado aqui é diferente para pessoas que vêm de outras regiões, no sentido de caro e barato. Pesquisa – frisa a gerente Priscila.  

O Ed. Casarin tem apto de um e dois dormitórios, com garagem e sem garagem. Foram planejados para estudantes.

E atenção 

  • Não, você não tem vínculo com a imobiliária até fechar contrato de venda ou compra
  • Leia sempre muito bem e com atenção o contrato que irá assinar
  • Visite o imóvel ou peça uma videochamada 
  • É recomendado cuidar da disponibilidade de imóveis. Muitas vezes, ele não ficará para alugar por muito tempo 
  • Se atente a vistoria de entrada do imóvel. Ela ocorre antes do locatário entrar e na sua saída. É necessário que, no fim, as condições do imóvel sejam iguais ou melhores do que a entrada  
  • Veja se o período de contrato corresponde às suas necessidades. Na maioria das vezes, até os 12 meses de locação, paga-se uma multa por sair do imóvel

Não consigo ir visitar o imóvel presencialmente. E agora? 

É possível solicitar fotos, e uma visita online, por videochamada. Isso por ser solicitado à imobiliária. Esse momento contribuirá para que a decisão final não seja equivocada. 

Quanto mais informações tiver, melhor. A internet, futuros colegas, instituição de ensino, e imobiliária podem contribuir neste momento. 

No bairro Camobi é raro ver placas de aluga-se.

Preciso de fiador? 

Algumas das principais dúvidas sobre o aluguel é se precisa de fiador para fechar o negócio. O mais comum exige que esta figura tenha uma renda comprovada de no mínimo três vezes o valor da locação, e seja proprietária de um imóvel quitado e livre de ônus no mesmo Estado ou cidade.   

Mas há outras alternativas. E o uso deste recurso está cada vez mais ultrapassado na realidade da Cancian Imóveis. Agora, é possível usar as garantias pagas, por exemplo. Na imobiliária, esta é a modalidade mais recorrente se tratando do público universitário. 

CredPag, CredAluga e Alinecred são algumas garantias pagas disponíveis no mercado. Para usá-los é preciso que o interessado passe a documentação à imobiliária. A partir dela, será feita uma análise de crédito. Aprovado, pagará uma taxa mensal durante os meses contratados. Em geral, corresponde a cerca de 7% do valor mensal. Assim, não é necessária a figura do fiador.    

Com uma imobiliária, os processos não passam pelo contratante. Ela é responsável por gerir e intermediar o que precisa.

Ainda é possível firmar outro tipo de garantia de aluguel, como o calção, os contratos e quotas de fundos de investimentos. 

  • Também questionam – o aluguel pode ficar no nome dos filhos sem a comprovação de renda? 

É possível, desde que comprove um vínculo estudantil por meio de um comprovante de matrícula em uma universidade ou vínculo com algum cursinho que ele está estudando. Assim, conseguem colocar o estudante como titular.

Camobi é o bairro mais procurado pelos estudantes 

Nos dados da gerente de relacionamentos comerciais da Cancian Imóveis, Priscila Stefanello Moro, 30  anos, o público estudantil opta, na sua maioria, pelo aluguel. 

– O principal pedido é por apartamentos com um dormitório, sem garagem e de preferência totalmente mobiliado ou semi. A área mais solicitada é no Bairro Camobi. Nestas condições, o valor médio mínimo é de R$ 1.200 – complementa Priscila. 

No mesmo bairro, na Rua Ernesto Pereira, o Edifício Casarin foi entregue na semana passada. Ele foi projetado para este público. Ainda que recente, já recebeu visitas, relata a Sócia da imobiliária Credibilità Negócios Imobiliários, Cida Nunes:  

– Já tivemos visita a clientes de Brasília na sexta pela manhã. A filha passou em medicina, mas não fechou a locação. Agora, estamos atendendo um cliente de Manaus. Nossas locações são 90% para este público em Camobi. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Receita alerta microempreendedor sobre erro na declaração anual Anterior

Receita alerta microempreendedor sobre erro na declaração anual

Abono salarial 2024 começa a ser pago na quinta-feira; saiba quem tem direito Próximo

Abono salarial 2024 começa a ser pago na quinta-feira; saiba quem tem direito

Economia