Jaqueline Silveira

Eleições municipais de 2024: futuro de candidatos é especulado

Eleições municipais de 2024: futuro de candidatos é especulado

À medida que as eleições municipais de 2024 se aproximam, o futuro de políticos muito conhecidos em Santa Maria e que já tiveram nas urnas é especulado. Entre eles, dois nomes que, neste momento, estão sem cargo eletivo e mais afastados dos holofotes: o ex-vice prefeito Sergio Cechin (Progressistas) e o ex-deputado Fabiano Pereira (PSDB). Ambos, inclusive, participaram da disputa de 2020.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Cechin

Cechin, que disputou o segundo turno com o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) no último pleito municipal, é especulado para concorrer a vice do pré-candidato já anunciado do Novo, o ex-deputado Giuseppe Riesgo, ou do secretário de Assistência Social do governo Eduardo Leite (PSDB), Beto Fantinel (MDB), caso venha a concorrer. Portanto, ele é especulado para compor uma chapa se o Progressistas se unir com o Novo ou se a aliança for selada com o MDB.


À coluna, o também ex-vereador disse que, pelo tamanho e estrutura, o Progressistas tem de “ser protagonista”, referindo-se à possibilidade de a legenda compor, no mínimo, a chapa majoritária, ou seja, como candidato a prefeito ou a vice. 


O nome do engenheiro civil é cotado, ainda, para disputar uma cadeira à Câmara para reforçar a nominata e a bancada – hoje, o Progressistas tem a maior do Legislativo com quatro parlamentares. O ex-vice-prefeito, que tem se dedicado mais aos “negócios particulares”, ressaltou que tem colaborado com a legenda e defendeu o incentivo a novas lideranças. 


Contudo, afirmou que “sou um soldado do partido”. E, apesar de destacar que a prioridade são as atividades particulares, especialmente o escritório de engenharia, ele deverá estar no jogo eleitoral de 2024. “Há possibilidade de o Cechin concorrer, não está afastada”, concluiu.


Fabiano

Mais reservado e afastado da disputa das urnas desde 2020, o presidente licenciado do PSB de Santa Maria, Fabiano Pereira, era uma incógnita quanto ao pleito de 2024, o que foi desfeita por ele próprio. “Não vou concorrer”, afirmou à coluna, na sexta-feira (15).


Em 2020, ele foi o vice de Marcelo Bisogno, que migrou para o União Brasil, numa composição entre PDT e PSB à época. Ao contrário de Cechin, Fabiano está fora do jogo eleitoral de 2024.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Minirreforma eleitoral tem pontos positivos e negativos Anterior

Minirreforma eleitoral tem pontos positivos e negativos

PEC que anistia partidos sobre descumprimento de cotas
tem votação adiada Próximo

PEC que anistia partidos sobre descumprimento de cotas tem votação adiada

Jaqueline Silveira