diário bem-viver

Unimed lança Pronto Atendimento Virtual e cria espaço pediátrico

Diogo Brondani

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Quando se fala em atendimento médico, agilidade e rapidez são fatores que podem fazer a diferença. É por isso que a Unimed Santa Maria está investindo em melhorias que vão proporcionar isso e muito mais aos seus beneficiários. Dentre as mais importantes estão a criação de um Pronto Atendimento Virtual, onde os pacientes podem ter uma consulta online onde a necessidade pode ser resolvida somente com o atendimento virtual, ou encaminhado ao Pronto Atendimento presencial. Em casos mais graves, pode ser acionado o SOS, ou o paciente direcionado ao especialista através do setor de consulta, dependendo do seu quadro. Outra novidade é a ampliação do hospital com a criação de um Pronto Atendimento Pediátrico.

Conforme o diretor técnico do Hospital Unimed, o médico Cláudio Azevedo, as duas ações irão atender a demanda de forma adequada.

- O Pronto Atendimento Virtual, onde o usuário terá orientação de um profissional médico por vídeo chamada 24 horas, foi uma ideia que surgiu a partir do Alô Doutor, aquele plantão de orientação criado para tirar dúvidas da Covid-19. Esse sistema permitirá a orientação correta e encaminhamento adequado do paciente para o especialista o qual necessita, sem perda de tempo e com redução de custos, especialmente para clientes de planos empresariais - explica o diretor.

Além disso, segundo o doutor Azevedo, outro passo para otimização é o sistema de classificação de risco para o atendimento, onde a gravidade de cada caso, indicada por cores, vai determinar o grau de urgência em que o paciente precisa ser atendido, ou, até mesmo que se a situação poderá ser resolvida pelo próprio atendimento virtual.

- O novo processo vai contribuir para o distanciamento e evitar que as pessoas fiquem na sala de espera - complementa Azevedo.

A medida de otimização é valida para todas as modalidades de usuários, sejam particulares ou conveniados.
PA INFANTIL
Um outro passo importante que a direção da Unimed Santa Maria está dando é em relação a infraestrutura física do hospital. A melhoria compreende na criação de novos leitos e, principalmente no Pronto Atendimento Pediátrico 24 horas.

Colorido, com ambiente 3D e decorado com temáticas pré-históricas (era dos dinossauros) e fundo do mar, o espaço foi projetado para que as crianças possam encarar a ida ao médico de forma leve e descontraída.

- Será um espaço independentende da infraestrutura já existente, com segmentação de públicos infantil e adulto. Contará com equipamentos novos, com tecnologia moderna, e equipe específica nos dois consultórios que estarão disponíveis - conta o diretor.

Também está sendo criado um cartão, chamado de Uniped, para atendimento pediátrico com ofertas especiais para quem tem outro tipo de convênio de saúde.

Ao fim da obra, o novo espaço contará com 15 leitos de observação, sendo quatro pediátricos e 11 adultos (veja a infraestrutura completa no quadro). A previsão é que estejam prontos em março, quando o novo serviço de Pronto Atendimento Virtual também deverá passar a operar.
ORGANIZAÇÃO

Um ponto que o diretor Azevedo destaca é quanto a organização e agilidade para atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19. Em menos de 15 dias, foi construída uma infraestrutura com cinco contêineres, com entrada pela Rua Barão do Triunfo, com sala de triagem, sala do médico, sala de coleta e procedimentos, e espaço de espera. Tudo com as medidas de segurança adequadas.

- Foi mais um serviço feito pensando na segurança e saúde de todos os usuários, que tem uma importância muito grande para o momento em que estamos passando - complementa.
 
NOVO PRONTO ATENDIMENTO UNIMED
Aumento do número de leitos de observação: 4 pediátricos e 11 adultos, 15 ao total;
Dois consultórios pediátricos;
Segmentação do público adulto e infantil;
Sala de Gesso, Sala de Inalação, Sala Vermelha e de Sala de Procedimentos totalmente reformadas;
Sala de espera pediátrica, com ambiente lúdico e acolhedor, materializando a humanização do espaço;
Nova ambientação aliada à infraestrutura completa e à tecnologia de ponta já presentes;
Sistema de Classificação de Risco para o atendimento


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vacinar é prevenir

Próximo

Cartão de vacinação é importante para todas idades

Diário de Santa Maria