Nova Parceira

O que é publicidade de conteúdo (e como deve ser usado)?

DSM

Maiquel Oliveira é o nome certo para quem procura um imóvel



Novas nomenclaturas de marketing e de publicidade estão sempre aparecendo.

Tenho certeza de que às vezes você gostaria de ter um glossário à mão. (Acontece que temos um aqui. Que tal isso?)

Você já se deparou com



este termo: publicidade de conteúdo?

Sua definição é tão auto-evidente que parece desnecessário dizer muito mais do que:

Publicidade de conteúdo é anunciar seu conteúdo. Sim, literalmente. Você paga pela exposição ou cliques.

Talvez seja mais útil entender o que publicidade de conteúdo não é: marketing de conteúdo, outro termo popular usado em marketing que pode facilmente ser confundido com.

Eu já vi uma extensa gama de definições para marketing de conteúdo. Veja o que o dicionário on-line oferece:

marketing de conteúdo

substantivo

um tipo de marketing que envolve a criação e o compartilhamento de material on-line (como vídeos, blogs e posts das mídias sociais) que não promovem explicitamente uma marca, mas tem como objetivo estimular o interesse em seus produtos ou serviços.

Pera aí? Não precisa ser material on-line, embora geralmente seja.

O Content Marketing Institute explica que, em vez de divulgar seus produtos ou serviços, você fornece conteúdo relevante e útil a seus clientes e possíveis clientes para ajudá-los a resolver seus problemas.

Ok, o marketing de conteúdo pode fazer isso e muitos dizem que deveria. Suponho que isso depende da sua definição de "útil". Certamente, a maioria dos anunciantes B2B enfatiza a abordagem de problemas e soluções com a maior parte de seu conteúdo, e grande parte das marcas de consumo fazem o mesmo.

Claramente, uma coleção de receitas é útil e relevante para uma marca de alimentos. E vídeos engraçados de gatos? Testes de curiosidades? Jogos? Você decide.

Cupons são conteúdo? Eles me parecem relevantes, úteis e solucionadores de problemas, mas geralmente promovem explicitamente uma marca. Eu suponho que a conclusão é que uma grande variedade de mídia se qualifica como conteúdo. Muito disso se qualifica como marketing de conteúdo, mas nada disso exige um orçamento de mídia.

Publicidade de conteúdo exige. Não é grátis.

Quando você faz publicidade de conteúdo, pode esperar receber uma fatura.

Então por que pagar por publicidade de conteúdo?

Em 2018, é incrivelmente fácil responder à pergunta acima. Você paga pela publicidade de conteúdo porque deseja que as pessoas:

Descubram seu conteúdo

Envolvam-se com seu conteúdo

Reajam ao seu conteúdo

Mas espere aí? Os canais de mídias sociais e os mecanismos de busca não são os principais componentes da distribuição de conteúdo? E você não pode aproveitar os mesmos benefícios listados acima de uma forma orgânica (isto é, sem pagar?)

Sim você pode. Mas você provavelmente não ficará satisfeito com os resultados porque eles podem demorar e NUNCA são garantidos.

Por quê?

A competição está fora de série.

O compartilhamento nas mídias sociais tem diminuído acentuadamente nos últimos anos.

Apenas 1,5% das páginas da web geram 100 visitas ou mais.

Portanto, o motivo pelo qual você paga pela publicidade de conteúdo é para garantir que o conteúdo que você planejou tão meticulosamente e trabalhou tão arduamente para criar alcançará os potencias consumidores.

Apesar de todas as flechas apontadas para indústria de publicidade neste milênio digital, ela continua viva e bem. A publicidade continua sendo o pilar e a base financeira da mídia.

O marketing de conteúdo e a publicidade não são inimigos; eles são amigos. Vamos falar sobre alguns dos lugares que você vai encontrar esse relacionamento forte.

Plataformas de publicidade de conteúdo estão em todo lugar.

A publicidade de conteúdo prospera em todo o mundo digital em praticamente todos os canais populares. Vejamos alguns exemplos de publicidade de conteúdo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Taboola