história

São Vicente do Sul receberá museu para preservar história da cidade

18.398

Foto: divulgação
A Biblioteca Municipal provavelmente será o primeiro local a sediar o museu, antes de ter espaço próprio

Com a intenção de reunir objetos e documentos para preservar a história de São Vicente do Sul, o historiador Luiz Paulo Flôres criou um projeto para desenvolver um museu municipal para a cidade, a única sem um arquivo físico na região.

Prefeitura tapa uma das crateras do Parque Itaimbé

Em setembro, Flôres entregou o Projeto Museu Origem à prefeitura, ao Instituto Federal Farroupilha da cidade, à Câmara de Vereadores e outras entidades educacionais e sociais, para viabilizar o projeto por meio de apoios, como divulgação. 

- São Vicente possui referências patrimoniais muito significativas, cujos traços estão marcados no decorrer de 143 anos de emancipação política. Além disso, por aqui, viveram muitas gerações, que por certo os cidadãos desejam preservar as memórias num espaço público - diz o historiador. 

De acordo com Flôres, a iniciativa tem por objetivo resgatar e preservar a memória do povo de São Vicente do Sul, bem como difundir o conhecimento do passado e servir como fonte de pesquisa para estudos e, principalmente, valorização da cultura local.

Neste primeiro momento, o projeto tem a finalidade de viabilizar a primeira etapa de implantação. Para isso, conta coma participação comunitária, para doação de objetos, como móveis, documentos e fotografias antigas, que possam ajudar a reconstituir a memória do município.

A secretária de Turismo, Paola Zuquetto Flôres, explica que, no momento, a secretaria busca por um local adequado para o museu, com um espaço que comporte os itens que serão doados e para receber visitações.

Correios têm alternativa para quem não pode receber encomendas em casa

PERSPECTIVAS
De acordo com Paola, a expectativa é de que a Biblioteca Pública Municipal comporte o acervo nesta etapa de implantação. Mas a estimativa é deque seja conseguida uma sede própria, possivelmente na desativada Casa do Artesão, após realizado um projeto e execução de engenharia.

- Estamos, também, definindo a identidade visual do museu, dentre outros detalhes. Teremos placas para a identificação dos objetos e doadores, por exemplo - explica Paola.

As instruções sobre como os cidadãos podem realizar doações serão divulgadas em breve pela prefeitura, ainda conforme a secretária. A estimativa de funcionamento e abertura do museu para visitação é de até o final deste ano.

*Colaborou Gabriele Bordin

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

São Vicente do Sul receberá museu para preservar história da cidade

Próximo

Ciclista morre atropelado na BR-287 na noite de sábado

são vicente do sul