preocupação

Apicultores discutem a morte de abelhas na Região Central

da redação


Foto: Kauane Fão Folgerini (Arquivo Pessoal)

Os maiores apicultores da região se reuniram no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) de São Vicente do Sul para debater sobre algo preocupante: a morte de abelhas como consequência da aplicação de agroquímicos. Houve palestras com especialistas, como a fiscal agropecuária e doutora Suzana Mohr, que abordou sobre as distâncias alcançadas pelas pulverizações e os tipos de agroquímicos encontrados em análise na produção de mel na região.

Nova usina de São Sepé vai gerar R$ 1,1 milhão só em impostos

No entendimento dos apicultores, as pessoas precisam da produção das lavouras, mas também precisam das abelhas, que são os principais polinizadores. E algo precisa ser feito para que a natureza não seja prejudicada.  

Ficou definido que será realizado um fórum de apicultura na região para tratar de forma mais abrangente sobre o assunto e criar algum tipo de ação educativa para melhorar o uso de agroquímicos de modo que não prejudique as colmeias. A Secretaria de Agricultura de Santiago e a Emater estiveram presentes no evento.

Banda San Marino será o destaque na festa de 135 anos de Santiago

Em outubro deste ano, ao menos nove denúncias foram feitas à Polícia Civil de Mata denunciando a morte de abelhas no município. Em São Vicente do Sul também houve um registro policial feito por um apicultor. Na época, foi instaurado um inquérito para apurar a morte das abelhas e a possibilidade de a causa ter sido o uso de agrotóxicos nas lavouras. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prefeitura de São Vicente do Sul abre inscrições para estágio

Próximo

Prefeitura de São Vicente do Sul arrecada garrafas pet para decoração natalina

são vicente do sul