economia

Usina Termelétrica em São Sepé vai gerar energia para abastecer 130 mil pessoas

da redação

Foto: Divulgação

A empresa Enerbio, responsável pela coordenação técnica da construção da Termelétrica São Sepé, em São Sepé, divulgou que a usina deve começar a operar até o fim de dezembro deste ano. No entanto, a inauguração já tem data: 18 de dezembro, às 10h, com a presença do governador José Ivo Sartori (MDB).

Usina Termelétrica de São Sepé deve ficar pronta em agosto

Segundo o prefeito de São Sepé, Leocarlos Girardello (PP), a presença de Sartori está confirmada no ato de inauguração, que deverá ter, ainda, a presença de outras autoridades estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças da Região Central.

Anunciada em 2014, com construção que teve início em 2017 e orçada em R$ 48 milhões, a termelétrica vai gerar oito megawatts de energia, quantidade que é capaz de abastecer 31 mil domicílios, ou seja, uma população de 130 mil pessoas - número que é quase seis vezes maior que a população de São Sepé, que é de 23.690 conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para produzir essa energia, a usina vai funcionar com biomassa, gerando energia a partir da queima da casca de arroz. A termelétrica será abastecida com cerca de 66 mil toneladas da matéria-prima de 10 agroindústrias da Região Central do Estado. 

Mais de 200 lojas estão em liquidação em Santa Maria

Os equipamentos da usina passam por testes desde o final de setembro deste ano. O primeiro teste com casca de arroz estava previsto para esta sexta-feira. Antes, os testes eram feitos com carga baixa de energia, com até 50% da capacidade da termelétrica. Agora, as cargas aumentarão de forma gradativa até chegar à potência máxima. A usina fica às margens da RSC-149, em São Sepé.

- É uma emoção ver a usina começando a funcionar - diz Girardello, comentando a fase de testes.

A USINA
A Termelétrica São Sepé pertence à Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai (Creral), com sede em Erechim. A queima da casca de arroz será feita em uma caldeira com fornalha, grelha e chaminé, sendo que a maior peça pesa 52 toneladas. A usina também terá moega, elevador, peneiras e silos, que formam o pátio de biomassa, onde será feito o recebimento da matéria-prima para produção de energia. (*Colaborou José Mauro Batista)

O EMPREENDIMENTO 

  • O investimento para a construção da usina é de R$ 48 milhões
  • A Termelétrica São Sepé pertence à Cooperativa Regional de Eletrificação Rural Alto Uruguai (Creral), com sede em Erechim
  • A previsão é de que serão gerados 25 empregos diretos e 15 indiretos
  • A usina tem potência instalada de 8 megawatt, o suficiente para abastecer 31 mil domicílios, ou seja, uma população de 130 mil pessoas, número quase 6 vezes maior que a população de São Sepé, que é de 23.690 habitantes 
  • A usina vai funcionar com biomassa gerada com a queima de 70 mil toneladas de casca de arroz por ano 
  • A casca será fornecida por 10 empresas arrozeiras da região
  • A energia gerada será transmitida até a subestação Formigueiro, localizada a cerca de 2km da sede
  • Toda a energia será injetada no Sistema Interligado Nacional, porém o efeito imediato será sentido inicialmente na região, com o reforço do sistema elétrico regional

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Supermercado é assaltado no Centro de São Sepé Anterior

Supermercado é assaltado no Centro de São Sepé

Prefeitos se reúnem para discutir Usina de Processamento de Lixo em São Sepé Próximo

Prefeitos se reúnem para discutir Usina de Processamento de Lixo em São Sepé

são sepé