empreendimento

Prefeitos se reúnem para discutir Usina de Processamento de Lixo em São Sepé

da redação


Foto: Divulgação

Prefeitos, vereadores e secretários de 11 cidades da região estiveram, hoje, em São Sepé, para uma reunião com representantes da empresa EKT, de Novo Hamburgo. A intenção foi conhecer a proposta de implantação de uma Usina de Processamento de Lixo, que, em princípio, seria instalada em São Sepé. Conforme o prefeito do município Leocarlos Girardello (PP), os resíduos orgânicos recolhidos nas casas passa por um processo de desidratação e, posteriormente, é prensado, dando a origem a produtos como madeira biossintética, adubo, composto biossintético industrial e óleo diesel, entre outros.

Escola que esteve prestes a fechar é finalista de prêmio de educação

- A madeira produzida a partir do lixo orgânico pode ser utilizada na construção de casas do programa Minha Casa, Minha Vida e até para fazer pontes. A empresa vende a tecnologia, e os investidores são os prefeitos - explica Girardello.

Segundo o prefeito sepeense, já existe interesse das prefeituras de São Sepé, Caçapava do Sul, Formigueiro, Restinga Sêca e Vila Nova do Sul. Juntos, esses municípios produzem cerca de 45 toneladas de lixo orgânico por dia, volume que sustentaria a produção. Agora, os prefeitos vão estudar a proposta. Há intenção de uma visita à empresa, na Região Metropolitana. Não foram divulgados valores porque os custos de implantação de uma usina dependem de cálculos, como a produção de lixo orgânico de cada município.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Usina Termelétrica em São Sepé vai gerar energia para abastecer 130 mil pessoas Anterior

Usina Termelétrica em São Sepé vai gerar energia para abastecer 130 mil pessoas

Mulher é presa por tráfico de drogas em São Sepé Próximo

Mulher é presa por tráfico de drogas em São Sepé

são sepé