região

Empresa transforma casca do arroz em energia elétrica em São Sepé

18.404

Foto: Thomas Trindade Pitelkow (Divulgação)

Um ano e meio após o começo da produção de energia, a Usina Termelétrica de São Sepé já é a segunda maior pagadora de impostos ao município, tendo revertido, em 2019, mais de R$ 9 milhões aos cofres públicos. Utilizando o calor provocado pela queima da casca de arroz para a produção de energia, o empreendimento, que contou com um aporte de R$ 60 milhões para entrar em operação, gerou 23 empregos diretos e outros 17 indiretos.

Vira Cultural arrecadou mais de 12 toneladas de alimentos

Com capacidade para abastecer uma cidade de 100 mil habitantes, cerca de 90% da energia gerada foi vendida em um leilão, ainda em 2015, para 28 distribuidoras de energia de 20 estados do Brasil por meio do Sistema Interligado Nacional.

O empreendimento é de propriedade das cooperativas Creral, de Erechim, e Ceriluz, de Ijuí, além das empresas Erechim Energia, BR Energia, de Porto Alegre, Minozzo Participações, de Nova Prata, e Energia 203, de Santa Maria.

VÍDEO: meta é concluir Travessia Urbana até junho de 2021

- A usina é fundamental para São Sepé, principalmente neste momento, em que estamos resistindo a essa pandemia em meio a uma baixa arrecadação. Nossa injeção de recursos, hoje, gira muito em função dela - afirma o prefeito Leo Girardello (Progressistas). De acordo com ele, a queda na arrecadação de impostos em meio à pandemia já beira os 30%.

Matéria-prima para a produção de energia, a usina compra casca de arroz de engenhos de nove cidades da região: São Sepé, Formigueiro, Caçapava do Sul, Restinga Sêca, Santa Maria, Vila Nova do Sul, São João do Polêsine, São Pedro do Sul e Mata. Desde o início das operações, já foram queimadas mais de 83 mil toneladas do resíduo.

O gerente administrativo da usina,Thomas Trindade Pitelkow, explica que o calor gerado pela queima da casca de arroz aquece a água que existe em toda a tubulação da caldeira. Essa água é transformada em vapor de alta temperatura e pressão. Ele vai até a turbina, que gira a 8 mil rotações por minuto (RPM).

- A alta rotação aciona o gerador, transformando, assim, a energia mecânica em energia elétrica - finaliza Pitelkow.

Como funciona a produção de energia:

  • A casca de arroz é queimada
  • O calor gerado aquece a água que existe na tubulação da caldeira
  • A água, transformada em vapor de alta temperatura e pressão é enviada para a turbina
  • Com uma rotação de 8 mil RPM, a turbina aciona o gerador, gerando energia

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Inspetoria de Defesa Agropecuária está atendendo em local provisório

Próximo

Homem é encontrado morto em casa em São Sepé

são sepé