literatura

Santiago tem programação para comemorar os 70 anos de Caio Fernando Abreu


Foto: Ronaldo Prestes Gomes
As exposições já estão prontas para receber o público

Se estivesse vivo, o escritor santiaguense Caio Fernando Abreu completaria 70 anos nesta quarta-feira. E, para celebrar a data, a Casa do Poeta de Santiago, juntamente com outras entidades, está organizando uma programação especial que vai até o final do mês. 

Prefeitura de Santiago lança concurso fotográfico de animais

Duas exposições estarão abertas ao público: em uma delas, o público poderá conferir materiais disponibilizados pela família do autor, como livros autografados e discos; na outra, alunos do Colégio Medianeira vão exibir cartões postais com imagens de Santiago e frases do escritor. No Memorial da Poesia Contemporânea, o público terá a oportunidade de interagir com a obra de Caio. O local vai explorar o lado sensorial, onde as pessoas, por exemplo, sentirão o aroma de morango, em referência ao livro Morangos Mofados.

Integra a programação também o espetáculo reliCArIO, organizado por um grupo de teatro da cidade que vai encenar fragmentos de textos, e uma exibição de curta-metragens e filmes sobre o autor. Além disso, cerca de 50 adesivos com trechos de obras de Caio serão colados em ônibus que fazem o trajeto urbano e rural no município. Um sarau, no dia 27, vai marcar o encerramento da programação.

Prefeitura de São Francisco de Assis vai ajudar no recadastramento de empresas

De acordo com o presidente da Casa do Poeta, Ronaldo Gomes Prestes, o objetivo é fazer com que as pessoas conheçam a obra de Caio e valorizem a cultura da cidade. 

- Queremos levar os textos de Caio Fernando Abreu para todas as pessoas. Foi esse o nosso pensamentos. Tem atividades que envolvem escolas, atividades culturais e até mesmo nos ônibus, que são lugares passageiros, onde atingimos um grande número de pessoas com a nossa programação - destaca Ronaldo.


Foto: Mileni De Brito Do Amarante
Estação do Conhecimento de Santiago vai receber várias exposições

Em Santiago, sua terra terra Natal, a comunidade tem feito vários esforços para valorizar Caio e reforçar a sua importância para a literatura. Na Rua dos Poetas existe o busto do escritor, que fica na esquina do calçadão e é um dos mais visualizados. Na Estação do Conhecimento, dentre os painéis mais apreciados, estão os que destacam a vida e a obra do escritor. Caio empresta seu nome para um troféu que é entregue na abertura do Santiago Encena, para pessoas que trabalham pela cultura e educação. No Memorial da Poesia Contemporânea, a vida e a obra do autor é contada por meio de salas temáticas que trabalham elementos de seus livros.

O POETA

Caio Fernando Loureiro de Abreu (1948-1996) nasceu em Santiago do Boqueirão, no interior do Rio Grande do Sul, no dia 12 de setembro de 1948. Com seis anos escreveu seu primeiro texto. Em 1963 mudou-se para Porto Alegre para cursar o colegial. Em 1966 publicou seu primeiro conto "O Príncipe Sapo", na revista Cláudia. Nesse mesmo ano iniciou seu primeiro romance "Limite Branco".

Prefeitura de Santiago retoma obra do aeroporto municipal

É considerado um dos grandes escritores brasileiros de todos os tempos. Escreveu, entre outros livros, Morangos mofados, Onde andará Dulce Veiga?, Pedras de Calcutá, Os dragões não conhecem o paraíso, Inventário do irremediável, Fragmentos, O ovo apunhalado, Ovelhas negras e Triângulo das águas. Ganhou o prêmio Jabuti de 1984 e 1989.

PROGRAMAÇÃO
A Casa do Poeta de Santiago, juntamente com outras entidades, organizou uma programação para que a comunidade de Santiago possa conhecer um pouco mais sobre o autor e suas obras. Confira a programação completa:

CAIO DE CARONA

  • Quando - 12 a 28 de Setembro de 2018
  • O quê - Ônibus urbanos irão circular durante esse período com adesivos, tamanho A4, com frases de Caio Fernando Abreu.

reliCArIO

  • Quando - 12, 13, 14 e 15 de Setembro de 2018
  • Onde - Centro Cultural
  • Ingressos - R$ 10,00 (antecipados) e R$ 15,00 (na hora)
  • O quê - Montagem teatral que homenageia o escritor santiaguense Caio Fernando Abreu

EXPOSIÇÃO CAIO ENTRE NÓS

  • Quando - 12 a 28 de Setembro de 2018
  • Onde - Estação do Conhecimento - parte superior
  • O quê - Cartões-postais com imagens de Santiago e no verso frases do autor santiaguense, atividade realizada por alunos do ensino fundamental do Colégio Medianeira

EXPOSIÇÃO LIVROS AUTOGRAFADOS 

  • Quando - 12 a 18 de Setembro de 2018
  • Onde - Estação do Conhecimento - parte térrea
  • O quê - Livros autógrafos pelo escritor de propriedade do primo de Caio. Haverá banner com vida e obra do autor

EXIBIÇÃO DE FILMES E CURTAS

  • Quando - 15, 22 e 29 Setembro de 2018 , às 19h 
  • Onde - Cine Clio - Estação do Conhecimento
  • O quê - Serão exibidos filmes e curtas-metragens inspirados na obra do escritor santiaguense, no final abrindo para o debate dos presentes. 

SARAU LITERÁRIO #70 

  • Quando - 27 de Setembro de 2018
  • Onde - Espaço Caio - Versos Pizzaria Temática
  • O quê - Leituras de textos de Caio, por poetas e escritores de Santiago, apresentação musical, etc

VISITAÇÃO MEMORIAL DA POESIA CONTEMPORÂNEA

  • Quando - 12 a 28 de Setembro de 2018
  • O quê - Espaço com salas temáticas sobre o autor que estimulam as sensações da visão, audição, olfato e tato, inspiradas na literatura do escritor santiaguense

*As visitas às exposições e ao Memorial deverão ser agendadas na Estação do Conhecimento (R. Ver. Amir Guedes, 100 ) e no Memorial da Poesia Contemporânea (R. Duque de Caxias, 792).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Espetáculo relembra nesta quarta a vida e a obra de Caio Fernando Abreu Anterior

Espetáculo relembra nesta quarta a vida e a obra de Caio Fernando Abreu

Brique da Praça terá show tradicionalista neste domingo em Santiago Próximo

Brique da Praça terá show tradicionalista neste domingo em Santiago

santiago