violência contra animais

Protesto pediu por justiça no caso do cachorro espancado até a morte em Santiago

da redação

Foto: Eva Müller (Arquivo Pessoal)

A tarde de sábado foi marcada por um protesto que pediu por justiça na investigação do caso da morte do cão Juliano. Na semana passada, o cachorro, que era cuidado pela comunidade, foi espancado até a morte, no Parque Zamperetti, em Santiago. Desde então, um grupo de proteção de animais passou a organizar a manifestação.

Preso suspeito de estuprar e manter adolescente em cárcere privado durante um mês em Nova Palma

Conforme a organização, foram cerca de 250 pessoas que participaram, levando cartazes e camisetas onde pediam por justiça. Muitos dos participantes levaram seus animais de estimação para a caminhada, que saiu da Praça Moisés Vianna até o Parque Zamperetti. 

- A associação vai remeter cópia da ata para o MP e acompanhar o processo, pois como associação legalizada tem legitimidade para acompanhar - comentou Eva.

Uma estátua do cachorro (foto ao lado) foi doada pelo Viveiro Lunardi, e deve ser inaugurada em um ato programado para o dia 23 de janeiro, quando a morte do cãozinho completa um mês.

O CASO
De acordo com a Brigada Militar (BM), um homem, já identificado, estaria preparando um churrasco com sua família no Parque Zamperetti, no bairro de mesmo nome, por volta do meio-dia do dia 23 de dezembro, quando o animal se aproximou.

Testemunhas disseram que esse homem, incomodado com a presença de Juliano, imobilizou o animal com o pé pelo pescoço e lhe agrediu com uma arma - não se sabe ao certo que arma era essa. Juliano ainda teria tentado caminhar após ser espancado, mas morreu logo em seguida.  

O registro da ocorrência foi feito como "crime ambiental" e ainda deve ser remetido à Polícia Civil. Isso não teria sido feito ainda por conta do período de final de ano, que teria expediente reduzido.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após perseguição policial, adolescente é apreendido por tráfico de drogas em Santiago Anterior

Após perseguição policial, adolescente é apreendido por tráfico de drogas em Santiago

Santiago vai ter rústica para comemorar os 135 anos de emancipação Próximo

Santiago vai ter rústica para comemorar os 135 anos de emancipação

santiago