região

Parceria entre prefeitura e associação pretende fazer controle populacional de animais

18.303

Foto: Prefeitura de Restinga Sêca (Divulgação)
A zootecnista Emanuelle Vargas (esq.) e a médica veterinária Tassiéli Senger fazem parte da clínica. O gato Momoso foi um dos primeiros a ser castrado no projeto. O objetivo é atender machos e fêmeas

Restinga Sêca conta com um Serviço Municipal de Esterilização e Controle Populacional de Animais. Inaugurada em 3 de julho, a Clínica de Castração atua na esterilização gratuita de cães e gatos, machos ou fêmeas, de qualquer raça. A iniciativa é uma parceria entre prefeitura e a Associação Protetora dos Animais de Restinga Sêca, conhecida como Focinhos de Restinga.

A lei municipal que regulamenta o trabalho conjunto foi sancionada em dezembro de 2019 pelo prefeito Paulo Ricardo Salerno (MDB). A ideia é castrar em torno de 12 animais por semana.

Em 2018, foram criados o Fundo Municipal de Política Animal (Fumupa) e o Conselho Municipal de Política Animal (Comupa). O fundo, que tem como principal receita as taxas de licenciamento ambiental do município, também recebeu cerca de R$ 25 mil repassados pela Câmara de Vereadores de Restinga Sêca para a realização do projeto da clínica de castração. A prefeitura investiu na reforma do prédio onde fica a clínica e é responsável por fornecer os profissionais que realizam as castrações.

Os casos que terão direito a buscar os serviços estão descritos na Resolução do Conselho Municipal de Política Animal número 001, de 2 de julho de 2020. Entre os requisitos, estão tutores de famílias com renda mensal igual ou inferior a um salário mínimo por pessoa, ou aqueles inscritos no Cadastro Único do Governo Federal. A equipe da secretaria de Agricultura recomenda a quem pretende se inscrever que leve documentos comprovando renda ou a folha resumo atualizada do Cad Único.

Atividades religiosas seguem com restrições em Santa Maria e região

DEMANDA
As inscrições para tutores interessados estão abertas desde 6 de julho. A partir de então, 24 pessoas já se cadastraram solicitando a castração de 86 animais. A clínica também vai castrar 47 animais que estão no abrigo da associação protetora dos animais.

De acordo com a zootecnista da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente Emanuelle Vargas Alves, a expectativa é que a clínica realize 300 castrações até o final do ano, mas o número pode aumentar, já que a procura tem sido bastante significativa.

Os animais que passam pela castração também são microchipados. Cada bichinho recebe uma medalhinha com QR Code, tecnologia que permite acessar o nome e endereço do tutor, caso o animal se perca.

VÍDEO: um terço dos restaurantes e hotéis poderá fechar as portas em Santa Maria

Para isso, basta colocar a câmera do aparelho sobre o código na medalha.

Conforme o prefeito Paulo Ricardo Salerno, o controle e esterilização desses animais contribui para diminuir o sofrimento e abandono dos animais nas ruas, mas também para evitar a proliferação de doenças que o abandono pode causar, já que os animais sem os devidos cuidados reviram lixos, não têm higiene adequada e nem o monitoramento de doenças através de vacinas.

A protetora Miriam Pinho, pioneira na causa animal em Restinga Sêca, agradeceu a todos os que se empenharam para tornar o projeto realidade:

- Essa conquista vem do empenho de muitas pessoas. Todos nós, que lutamos pelos animais, estamos muito felizes.

SERVIÇO DE CASTRAÇÕES DE ANIMAIS

  • Onde - Rua Cicero Meier, esquina com a Rua Santos Dumont (prédio da antiga Creche Municipal)
  • Inscrições - Na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente
  • Informações - (55) 3261-3200

SERÃO ATENDIDOS

  • Animais abrigados por voluntários da Associação Protetora dos Animais de Restinga Sêca
  • Animais abrigados por protetores individuais
  • Animais de rua, reconhecidos como comunitários
  • Animais sob tutela de pessoa inscrita no Cadastro Único do Governo Federal
  • Animais sob tutela de famílias cuja renda mensal per capita é igual ou inferior a um salário mínimo. Considera-se como família o conjunto de pessoas que vivem sob o mesmo teto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Três jovens ficam feridos após carro colidir contra árvore em Restinga Sêca

Próximo

Com recursos do Finisa, ruas começam a ser pavimentadas em Restinga Sêca

restinga sêca