turismo e fé

10 capitéis de Nova Palma são reformados por parceria entre prefeitura e UFSM

18.398

Foto: Prefeitura de Nova Palma (Divulgação)
O antes e o depois de estruturas reformadas na ação

Pelo menos 10 capitéis (pequenas capelas) do interior de Nova Palma foram restaurados por uma iniciativa que envolve a prefeitura, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a comunidade. As estruturas estão distribuídas em diversas localidades e duas delas foram reconstruídas por completo. Ao todo, a cidade tem, aproximadamente, 40 capitéis.

De acordo com o assessor municipal de cultura e turismo, Diego Hahn, os locais são antigos e, com o tempo, ficaram desgastados e, até mesmo, esquecidos. Para encontrar cada um deles, foi necessário uma pesquisa de campo. Nem todos contam com registros em documentos.

Grupo cria abaixo-assinado online sobre processo de cessão da Gare

O material para a revitalização é cedido pela prefeitura, e a mão de obra fica por conta dos moradores das proximidades. O poder público investiu cerca de R$ 5 mil na compra de tinta, areia, brita, cimento e tijolos.

Foto: Prefeitura de Nova Palma (Divulgação)
Na localidade de Caemborá, o capital foi reinaugurado com uma celebração religiosa

UNIVERSIDADE
A partir do levantamento feito pela prefeitura, o Departamento de Turismo da UFSM, com o trabalho de acadêmicos e professores, montará roteiros turísticos que poderão ser explorados pela população.

O projeto chamado "Rota dos Capitéis" está inserido no Geoparque Quarta Colônia, por meio da Pró-reitoria de Extensão.

 - No passado, esses pontos, localizados em meio à natureza, estavam intimamente ligados à religiosidade. Hoje, tudo isso vai além do turismo religioso. A gastronomia também pode fazer parte da rota, por conta das famílias de descendência italiana que moram nessas regiões - explica a professora Dalva Maria Righ Dotto.

Além disso, conforme a docente, um folder com informações a respeito das rotas turísticas deve ser elaborado. Ela diz que os municípios da Quarta Colônia de Imigração Italiana têm um potencial turístico que ainda não foi totalmente explorado pela população. A Região Central ainda tem muitos atrativos para serem descobertos.

- Isso deve ser feito de forma responsável e, inclusive, a segurança dos turistas deve ser pensada - pondera Dalva.  

Foto: Prefeitura de Nova Palma (Divulgação)
A mais recente revitalização do projeto "Rota dos Capitéis"

CAPITÉIS TÊM AS MARCAS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA
Cada capitel carrega consigo uma história de fé. Hahn conta que, no passado, era comum que as comunidades fizessem promessas e, caso elas se cumprissem, construíam o espaço devocional. Os pequenos templos, segundo ele, são testemunhas de oração da comunidade de Nova Palma.

- Quando a usina da cidade foi construída, fizeram uma promessa de que, se a obra terminasse sem ninguém se machucar, iriam levantar um capitel. Assim, foi feita a estrutura entre Nova Palma e Faxinal do Soturno - explica o assessor.

Ministério da Agricultura declara estado de emergência por cauda de nuvem de gafanhotos

Conforme o professor e pesquisador Eloi Piovesan Scapin, morador da localidade de Vila Cruz, os capitéis foram os primeiros pontos de encontros para os imigrantes italianos que chegaram na região. Eloi diz que eles eram construídos como pedido ou pagamento de promessa, por uma devoção particular ou mesmo para terem um lugar para rezar, se encontrar, trocar ideias ou até para negociar. Geralmente, eram feitos próximos às residências das famílias ou em lugares de fácil acesso. Os santos de devoção eram os mesmos que os imigrantes cultuavam na Itália. Na década de 1980, o padre Luiz Sponchiado iniciou um projeto de restauração de muitos deles.

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Obras no Centro Cultural de Nova Palma devem acabar ainda neste ano

Próximo

Caps de Nova Palma atende pacientes de toda a Quarta Colônia

nova palma