nova esperança do sul

Depois de máquina pegar fogo, vizinhos se unem para terminar a colheita da soja

18.398



Foto: Foto: Patrícia Cogo (Arquivo Pessoal)

A estiagem trouxe perdas significativas às lavouras de soja na região. Em média, os agricultores têm perdas de 54,9% na produção. Mas um contratempo quase colocou em risco toda a plantação dos irmãos Aerton José Lovato, Edgar Antonio Lovato e Tarciso Lovato. Nesta semana, durante a colheita na propriedade deles, na Linha Três, em Nova Esperança do Sul, a colheitadeira pegou fogo, teve perdas totais e, por pouco, o incêndio não atingiu a lavoura.


Defesa Civil distribuirá 2,5 mil cestas básicas para municípios afetados pela seca

O prejuízo só não foi maior, porque amigos, vizinhos e familiares se uniram para apagar o incêndio e, depois, terminar a colheita. A sobrinha Patrícia Cogo conta que o Corpo de Bombeiros de Santiago também foi acionado e impediu que as chamas se alastrassem.

_ Foi uma cena muito triste de ver, mas por sorte o pessoal todo se solidarizou. Com essa seca, a preocupação é grande. Teve gente chegando com extintor de incêndio, com pulverizador cheio de água... E ninguém cobrou nada para terminar a colheita depois _ relata Patrícia.

Foram mais de 20 pessoas que ajudaram nos trabalhos e disponibilizaram seis colheitadeiras para a conclusão dos serviços. Para agradecer, Patrícia fez uma publicação no Facebook que já conta com mais de 700 curtidas e 135 comentários.

Conforme a sobrinha, cerca de 120 hectares da propriedade foram colhidos nesta semana. A média de sacas, no entanto, não foi nada boa: apenas 25 por hectare.

_ Esse ano realmente não está sendo fácil para ninguém, independente da classe econômica e profissão. O coronavírus, o plantio das culturas da soja e milho até a colheita prejudicada pela estiagem, falta de água e pasto para os animais. É muito triste, principalmente para todos que dependem e lutam pela agricultura. Mas esse ato de união e solidariedade, fez a diferença na vida desses agricultores, servindo de exemplo a todos nesse momento difícil que estamos vivendo _ finaliza.

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Nova Esperança do Sul é a única cidade da Região Central sem casos de Covid-19

Próximo

Homem é detido por tráfico em Nova Esperança do Sul

nova esperança do sul