coronavírus

Nova Esperança do Sul é a única cidade da Região Central sem casos de Covid-19

Natália Müller Poll


Foto: Prefeitura de Nova Esperança do Sul (Divulgação)

Os impactos da pandemia do novo coronavírus nos municípios vêm sendo calculados pelo número de casos confirmados e mortes decorrentes da doença. O Rio Grande do Sul tem cerca de 20 cidades que não registram nenhum caso positivo da doença. Na Região Central, apenas Nova Esperança do Sul se encaixa nesse grupo. Na tarde de sexta, não havia nenhum caso confirmado e nenhum suspeito na cidade, que tem 5,3 mil habitantes. Nem o prefeito Antão Cláudio Perufo (PP) sabe ao certo os motivos disso, mas ele afirma que o diálogo e a conscientização sempre funcionaram por lá.

Hospital Regional de Santa Maria abre mais cinco leitos de UTI para Covid-19

- Por mais que seja uma cidade distante da BR, temos bastante fluxo de pessoas de fora. Estamos próximos de Santiago, São Vicente do Sul e São Francisco de Assis e temos uma fábrica que movimenta muitos empregos no município. Atribuo essa ausência de casos da doença à população, que vem se cuidando e usando máscara como é orientado - diz.

Perufo explica que, no início da pandemia, a prefeitura realizou um mutirão de conscientização com uma barreira na entrada da cidade, verificando se as pessoas tinham sintomas e medindo a temperatura de todos que passavam lá.

- Foi uma medida inicial mesmo. Agora, semanalmente, vamos à rádio para relembrar a população de que a pandemia continua e as medidas devem seguir sendo tomadas, como o uso da máscara e o distanciamento - lembra o prefeito.

VÍDEO: Centro de Operações Integradas de segurança pública é inaugurado em Santa Maria

A secretária de Saúde, Fernanda Andres da Silva, garante que a prefeitura jamais esconderia da população qualquer paciente positivado, e toda vez que algum morador tenha sintomas gripais ou febre, protocolos são seguidos à risca.

- Quando o paciente apresenta os sintomas, logo é colocado em monitoramento de 14 dias. O teste é realizado no 10º dia dos sintomas. Enquanto isso, a equipe epidemiológica fica monitorando diariamente - explica a secretária.

INDÚSTRIA
A pandemia não é uma ameaça só à saúde das pessoas. Empresas e indústrias foram impactadas com a recessão da crise do coronavírus, causando desemprego e queda de vendas.

Nova Esperança do Sul movimenta a economia local com a fábrica de couro Gobba Leather que, segundo o prefeito, gera cerca de 700 empregos:

Estudo confirma eficácia da Coronavac na fase 2 dos testes clínicos

- Mantivemos a fábrica funcionando durante toda a pandemia, para evitar os custos com rescisão de contratos. O comércio também seguiu funcionando. Seguindo todas as medidas de prevenção é que foi possível chegar ao números que temos hoje, em relação ao coronavírus.

Mesmo com diversas demissões durante os últimos meses, o prefeito garante que, aos poucos, a fábrica está voltando a contratar funcionários.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Trecho da VRS-825, em Nova Esperança do Sul, deve receber obras na semana que vem

Próximo

Depois de máquina pegar fogo, vizinhos se unem para terminar a colheita da soja

nova esperança do sul