Com a Palavra: Drausio Portella Brandão

Com a Palavra: Drausio Portella Brandão

Drausio Portella Brandão, 37 anos, tem sua história marcada pelo esporte, mais precisamente pelo futebol de campo. À frente da Associação Atlética Macléres há 20 anos, o professor de Educação Física e também vereador em Júlio de Castilhos encontrou no esporte uma forma de mudar vidas de crianças e jovens. Natural de Palmeira das Missões, mas residente em Júlio de Castilhos desde os seis anos, o pai de Valentina Brandão, 1 ano e cinco meses e Dieson Brandão, 9, leva conhecimento técnico e muita motivação a times de bases e de adultos. O vereador eleito em 2016 é casado com Alexandra Oruoski e já levou jogadores a times de futebol  como Internacional, Grêmio e São Paulo.

Diário - Como começou a sua história com o esporte?
Drausio -
Minha trajetória com o esporte começou ainda guri, quando eu comecei a jogar futebol, ainda lá na comunidade do interior do município onde eu morava, São João da Ramada, lá comecei com os primeiros passos e também quando comecei a gostar de futebol, lá foi onde começou na verdade o Macléres.  

Diário - Há quanto tempo está na Associação Atlética Macléres?
Drausio -
Como treinador já faz um bom tempo. Comecei a trabalhar com as categorias de base. Eu ainda jogava futebol quando comecei a dar aulas em 2005, depois em 2006, devido a um acidente parei de jogar de vez. Foi aí que eu comecei a só trabalhar com a garotada, passando conhecimento técnico e valores a eles.  

Diário - Quais títulos já foram conquistados?
Drausio -
Foram muitos títulos como treinador, bastante títulos regionais e municipais. Deixo aqui os mais relevantes: dois títulos estaduais pela Superliga Gaúcha, Suligafi, sub-15 em 2013 e sub-14 em 2014. 

Diário - Qual sua função atual a frente do Macléres?
Drausio -
Hoje eu tenho mais ajudado a coordenar, ministrar esse projeto. Acompanho todas as categorias, um pouquinho de cada forma, esse ano treinei a equipe principal, que é a equipe adulto, mas muitas vezes auxilio e acabo treinando, ajudando em todas as categorias, não tem uma específica, tem um professor que passa os treinos, mas geralmente tem um acompanhamento meu, hoje eu estou mais na coordenação mesmo.

Diário - O que mais lhe motiva em relação a formação de jogadores?
Drausio - O Macléres desenvolve um projeto social, um projeto de inclusão social, e uma das coisas que mais me motiva é trazer oportunidade para essa criançada, para esses jovens. O Macléres tem a missão de realizar sonhos e ensinar que cada um faz a sua própria história, ajudar um menino a realizar os seus sonhos e isso como jogador de futebol, mas se não vira jogador de futebol, ajudar ele a realizar outros sonhos, ensinando que cada um faz a sua própria história, que ninguém vai caminhar um pelo outro, que se trabalha de forma coletiva, mas cada um conquista e faz a sua própria história. O que me motiva é a formação do cidadão, é saber que estou levando algo de bom pra essa criançada, para esses adolescentes, tirando eles de caminhos difíceis, tirando de drogas e de tantas outras coisas que hoje vêm fácil para eles, e os colocando em um caminho do bem, ensinando que é possível chegar lá, que depende de cada um.

Diário - Como é conciliar as funções de vereador e técnico?
Drausio - A vida ficou mais puxada, bem mais corrida. Hoje tem alguns horários de treinos à noite, então eu acompanho esses treinos, alguns durante os dias também consigo acompanhar. Defini alguns dias para estar dentro da Câmera de Vereadores atendendo ao público, outros momentos para sair a campo também com o trabalho de vereador. Me divido com uma agenda organizada para poder cumprir os dois, e graças a Deus está dando para fazer um bom trabalho.

Diário - Qual a sua trajetória no esporte de Júlio de Castilhos?
Drausio -
Minha trajetória no esporte de Júlio de Castilhos começa com o Macléres ainda na comunidade de São João da Ramada. O Macléres completa, neste ano, 20 anos de história, onde joguei futebol e meu irmão foi o treinador e de lá pra cá as coisas vieram acontecendo. Com 15 anos acabei vindo morar na cidade, e por jogar futebol acabei parando na casa de um treinador, para poder seguir os estudos, uma vez que não tinha transporte escolar onde eu morava. Na época, o futebol me ajudou naquele momento para poder seguir estudando, que era um sonho meu.

Diário - O que mais marcou a sua história?
Drausio -
O que mais marcou minha historia, foi ver meus ex- atletas na televisão, eu sempre tive esse sonho, tinha o sonho de ver os meninos jogando a nível estadual, nacional. Graças a Deus pude ver o Mossoró e o Cadu jogado em times como Juventude, Grêmio, Internacional, São Paulo e outros clubes. Isso foi um momento marcante para mim, marcou a minha história. Quando conseguimos esse trabalho, de levar jogadores a grandes times foi muito marcante, também marca a minha história, me deixa muito feliz hoje encontrar muitos atletas no caminho do bem, trabalhando, estudando. Ficou provado para mim que o esporte hoje é uma realidade, e que esse trabalho deu certo, um trabalho que muitas vezes eu acreditei sozinho, hoje é uma realidade não é mais um projeto.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Escola de Dança de Júlio de Castilhos é premiada em competição internacional

Próximo

Dupla é presa após assaltar mercado em Júlio de Castilhos

júlio de castilhos