Fiscalização

Cinco táxis de Caçapava do Sul são reprovados em vistoria

José Mauro Batista

Foto: Prefeitura de Caçapava do Sul (Divulgação)
Dos 39 táxis de Caçapava do Sul que passaram por vistoria, 32 foram aprovados

Cinco veículos que prestam serviço de táxi em Caçapava do Sul foram reprovados durante vistoria realizada na semana passada e deverão apresentar laudo atestando que os carros estão com problemas mecânicos solucionados e aptos a receber a documentação para continuar trafegando. Outros proprietários de táxi que não compareceram tiveram as licenças de circulação suspensas. Outros 32 veículos foram aprovados.

A vistoria nos táxis foi coordenada pela Secretaria dos Transportes, Serviços Urbanos, Interior e Trânsito para atualização do cadastro dos proprietários de pontos no município. O exame ficou a cargo de um engenheiro mecânico contratado pela prefeitura. O profissional conferiu as condições mecânicas, elétricas, de chapeamento, de pintura e de requisitos básicos de higiene, segurança, conforto e estética, conforme leis municipais de 1973 e de 2018.

Após acidente, pórtico de entrada de Agudo será reconstruído

DE OLHO NOS VEÍCULOS
Números da vistoria

  • Dos 39 táxis existentes em Caçapava do Sul, 37 foram vistoriados, sendo 5 reprovados
  • Os reprovados terão que providenciar laudo apontando que os veículos estão em condições de trafegar, conforme a legislação municipal. São conferidas questões mecânicas, elétricas, de chapeamento, pintura e conforto para o passageiro
  • Os 2 táxis que não foram apresentados para a vistoria estão fora de circulação
  • Os 32 aprovados receberam selo de aprovação, que deverá obrigatoriamente estar no parabrisa dos automóveis, com validade até 10 de março de 2019

Nova direção é eleita, e Lar de Idosos de Júlio de Castilhos não vai fechar

Os veículos aprovados receberam laudo positivo do engenheiro, cartão de vistoria e selo de aprovação, que deverá obrigatoriamente estar no para-brisa dos automóveis, com validade até 10 de março do ano que vem.

Os táxis reprovados não tiveram a licença cassada, portanto poderão continuar circulando. Segundo o diretor administrativo de Trânsito, Naldo Pereira, não há um prazo definido para que os taxistas apresentem o laudo. No entanto, quando mais rápido for feito o documento, melhor para os proprietários, que evitarão multas que poderão chegar a R$ 293.

- A pressa é deles (taxistas). Eles é que têm que corrigir. Como a cidade é pequena nós não cassamos os alvarás - diz Naldo Pereira.

Caçapava do Sul ganha órgão para combater a desigualdade racial

FISCALIZAÇÃO
Quanto aos dois táxis que não foram vistoriados, eles ficarão fora de circulação. O diretor de Trânsito explica que os dois veículos são alvo de disputa judicial envolvendo as concessões. O município deveria ter 40 táxis, mas atualmente 39 estão com licença. Naldo não sabe se a prefeitura vai realizar algum processo para preencher essa, licenciando mais um veículo como táxi.

Caçapava do Sul volta a ter farmácia 24 horas

Quanto à fiscalização, Naldo diz que ela será feita pela Brigada Militar e pela própria Diretoria de Trânsito.

- A Brigada Militar tem os nomes dos cidadãos que têm táxi e vai nos ajudar porque temos só dois ficais - diz o diretor.

Segundo a prefeitura, toda a documentação exigida é necessária para prestar o serviço, e a fiscalização deverá ser rigorosa e autuar taxistas que não estejam de acordo com as regras. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em 5 dias, 29 animais foram recuperados após furto em Caçapava do Sul Anterior

Em 5 dias, 29 animais foram recuperados após furto em Caçapava do Sul

Polícia recupera nove cabeças de gado furtadas em Caçapava do Sul Próximo

Polícia recupera nove cabeças de gado furtadas em Caçapava do Sul

caçapava do sul