bairro caturrita

VÍDEO: pacientes se unem e reativam horta de plantas medicinais em posto de saúde

Dandara Flores Aranguiz

Foto: Janio Seeger (Diário)
Pacientes da ESF Bela União reativaram, ontem, a horta que ajudará em tratamentos de saúde

Aliar o conhecimento tradicional com o cultivo e o uso consciente de plantas e ervas. Essa é a proposta da horta comunitária da Estratégia Saúde da Família (ESF) Bela União, no Bairro Caturrita, região norte de Santa Maria. A ideia é simples: incorporar a medicina alternativa, com o uso de plantas medicinais, para complementar tratamentos de saúde. Ontem, os pacientes atendidos no local resolveram restaurar o espaço e reativar a horta com o intuito de promover hábitos saudáveis e levar mais qualidade de vida à população.

Há quatro anos, a equipe da ESF mantém o espaço com plantas medicinais e temperos que são cultivados, cuidados e distribuídos pela e para a comunidade. A iniciativa de reativar a "Horta da Bela União", como foi batizada, surgiu nas conversas do Grupo de Convivência Semeando Saúde, que existe há cerca de um ano e conta com aproximadamente 25 participantes, de diversas faixas etárias.

- Eles mesmos se propuseram em vir para cá, trazer as mudinhas e colocar a mão na massa. Nós contamos com o auxílio de alguns livros, que servem de guia na hora de avaliar as propriedades das plantas, mas todos que estão aqui têm um conhecimento enorme sobre plantas medicinais - explica a enfermeira Gabriele Bevilacqua.

Certificado internacional de vacinação poderá ser emitido e impresso em casa

A atividade, além de promover o uso consciente das ervas, também está envolvendo e aproximando a comunidade e os profissionais de saúde. No espaço, que fica ao lado da unidade de saúde, também é cultivado uma variedade, ainda pequena, de temperos. A ideia é diminuir o consumo de sal.

- Os pacientes vêm consultar, e orientamos a colher os temperos para diminuir o uso de sal na dieta, principalmente para quem tem hipertensão. No entanto, a gente sempre alerta que as plantas não são um substitutivo à medicação, mas um complemento ao tratamento - comenta Gabriele.

ENVOLVIMENTO

Para que a comunidade possa usufruir dos benefícios da natureza, é preciso arregaçar as mangas e colocar as mãos na terra. Foi o que a dona Vilma Gonçalves da Silva, 61 anos, fez. Ontem, ela contribuiu com mudinhas de cebolinha e sálvia, que levou da própria horta.

- Eu adoro mexer com terra, amo plantas. É uma oportunidade de consumir aquilo que tu sabes que é bom, saudável e que vai te fazer bem. As pessoas dizem que é perda de tempo participar de um grupo de convivência, mas não é, é ganhar saúde - declarou Vilma.

Dona Letícia Cassol, 70 anos, era uma das mais animadas ontem. Ela tem uma horta em casa e um sítio, de onde trouxe o adubo feito em um minhocário, tudo bem natural:

- Adoro lidar na terra, por isso, que eu vim. Temos aqui aranto, losna, erva cidreira, cidró, pimentão, alecrim, alfazema, gengibre, boldo, hortelã, guaco, melissa, manjerona, babosa, funcho, uma infinidade de coisa.

Para dar continuidade à iniciativa, a equipe pede a ajuda da comunidade com doações de mudinhas de plantas e material para uso na horta, como pneus velhos, tijolos, madeira, vasos, terra, adubo e ferramentas (confira, no quadro ao lado, como ajudar).

COMO AJUDAR

  • Quem quiser ajudar com a doação de mudas de plantas, de temperos ou de pneus velhos, tijolos, madeira, vasos, terra, adubo, sombrite e ferramentas pode entrar em contato com a equipe da ESF Bela União
  • Endereço - Rua Cruz Alta, 18, Vila Bela União, Bairro Caturrita
  • Telefone - (55) 3223-4682
  • Grupo de Convivência Semeando Saúde - Atividades de ginástica, dança, alongamento, passeios, conversas e horta comunitária, às segundas-feiras, às 14h

PLANTINHAS DA HORTA

  • Couve, batata, ora-pro-nóbis, manjericão, menta, infalivina, carqueja, cana do brejo, artemísia, boldo, quebra-pedra, aranto, losna, erva cidreira, cidró, pimentão, alecrim, alfazema, gengibre, boldo, hortelã, guaco, melissa, manjerona, babosa e funcho

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Seleção para brasileiros e estrangeiros no Mais Médicos é adiada mais uma vez Anterior

Seleção para brasileiros e estrangeiros no Mais Médicos é adiada mais uma vez

Certificado internacional de vacinação poderá ser emitido e impresso em casa Próximo

Certificado internacional de vacinação poderá ser emitido e impresso em casa

Saúde