histórias

VÍDEO+FOTOS: leitores homenageiam os 88 anos da maternidade da Casa de Saúde

18.379

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Renan Mattos (Diário)

Nesta sexta-feira o Hospital Casa de Saúde, em Santa Maria, completou 88 anos. Desde que foi fundado, em 1932, o hospital passou por diversas mudanças na sua atuação e administração. No entanto, existem coisas que permanecem consolidadas para sempre no coração de quem por lá já passou: as memórias. Por isso, os leitores do Diário que nasceram ou tiveram filhos nascidos na Casa de Saúde compartilharam conosco suas lembranças e histórias.

No princípio, o local era destinado, em especial, aos funcionários da viação férrea e seus familiares, já que foi construído com investimentos da Cooperativa de Consumo da Viação Férrea. De lá para cá, setores do hospital foram desativados e reativados. Um desses espaços é a maternidade, que retomou as atividades em 2018 e realiza cerca de 100 partos por mês. Entre eles, quatro foram dos filhos da diarista Letícia de Bitencourt Escobar.

- Foi sempre bem tranquilo, sempre tiveram bastante paciência comigo e me trataram super bem. Sempre falei para me levarem na Casa de saúde, senão eu brincava que preferia ganhar em casa. As enfermeiras e médicos sempre foram maravilhosos - ela destaca. 

VÍDEO: empreendedora do Bairro Centro aumenta venda de bolos caseiros durante pandemia

Stéffane, Paola, Paulo Júnior e Vinícius vieram ao mundo na maternidade da Casa de Saúde. A única filha de Letícia que não nasceu no hospital foi Vivian, de 10 anos, que teve uma história curiosa. Em 2009, ano do nascimento da pequena, o hospital sofria com problemas de estrutura e só recebia casos mais extremos. No momento em que foi até lá, Letícia não conseguiu internação e voltou para casa. No entanto, Vivian não quis esperar: no meio da madrugada, a bolsa rompeu e sequer houve tempo de voltar ao hospital:

-  Eram 3h da madrugada quando a rompeu a bolsa. Chamamos um táxi e fomos para o hospital, mas não deu tempo. Ela acabou nascendo dentro do carro, no viaduto da Avenida Walter Jobim. Então me levaram para o PA do Patronato, onde tiraram o cordão umbilical. Depois, cheguei na Casa de Saúde já com ela nos braços - relembra Letícia. 

NA HISTÓRIA
O nascimento do estudante Pedro Silva, hoje com 19 anos, marcou reabertura da Casa de Saúde em 2001, após passar por um período sem atividades. Em fevereiro daquele ano, Pedro foi o primeiro bebê a nascer depois da retomada do hospital. Com isso, o pequeno pioneiro estampou reportagens em jornais da época. Os pais do jovem, Luiz Pedro e Joelma ficaram sabendo do retorno dos atendimentos na Casa de Saúde poucos dias antes do filho nascer e não pensaram duas vezes antes de escolher o hospital para realizar o parto.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Arquivo Pessoal


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria tem 36 casos confirmados de Covid-19 Anterior

Santa Maria tem 36 casos confirmados de Covid-19

Brasil ultrapassa 100 mil casos confirmados de covid-19 Próximo

Brasil ultrapassa 100 mil casos confirmados de covid-19

Saúde