DIA D

VÍDEO: enfermeira fala sobre a importância da vacinação contra sarampo em Santa Maria

18.302

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pâmela Rubin Matge (Diário)
A estudante de Administração Juliana Prado, 22 anos, garantiu a imunização na Unidade de Saúde Wilson Paulo Noal

Termina neste sábado, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O Ministério da Saúde (MS) marcou como o Dia "D" da campanha, iniciada em 18 de novembro. Nesta última etapa, a a meta foi de imunizar adultos: pessoas de 20 a 29 anos que não possuíssem comprovação de duas doses da vacina, e cidadãos de 30 a 49 que não tenham comprovação de uma dose. A primeira etapa, destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos, ocorreu em outubro.

Em Santa Maria, o Dia D de vacinação ,que vai até as 17h, está com a procura tímida. A meta da cidade é de que, até o fim da campanha 43,2 mil pessoas desta faixa etária sejam imunizadas. Porém, segundo a prefeitura, até a última sexta-feira, somente 5% deste total havia recebido as doses.

Assista ao vídeo sobre a importância da vacinação pela enfermeira Patricia Curti Bueno


As salas de vacina de diversos bairros receberam o público, com exceção do espaço das unidades de saúde Rubem Noal, Joy Betts e dos distritos de Arroio do Só e Pains, que estiveram fechadas para reparos.

Testes gratuitos de HIV são feitos neste domingo na Praça do Mallet

A estudante de Administração Juliana Prado, 22 anos, garantiu a imunização na Unidade Wilson Paulo Noal:

_ Sou pelos meios de comunicação e achei importante vim fazer. Meus pais nunca tiveram, mas eles também me orientaram, pois sabemos dos perigos da doença.

O público-alvo da campanha foi priorizado por estar entre o mais acometido e com maior incidência da doença nos surtos registrados ao longo de 2019. Em crianças menores de 5 anos, os registros de internações são em maior número e apresentam alto risco de desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e morte.

Conforme o município, não foi registrada nenhuma notificação de sarampo neste ano em Santa Maria. Para homens e mulheres de até 49 anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza as doses gratuitamente nas unidades.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Confira o cronograma da Unidade Móvel de Saúde

Próximo

Testes gratuitos de HIV são feitos neste domingo na Praça do Mallet

Saúde