covid-19

VÍDEO: bolsistas da UFSM recebem a primeira dose da vacina contra a Covid-19

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)
Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Clayton Hillig, anotou os dados dos alunos que não puderam se vacinar

O primeiro dia de vacinação para alunos bolsistas e estudantes de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) teve polêmica em função dos critérios adotados na seleção dos estudantes aptos a receber a imunização. Foram 300 doses do imunizante da Pfizer disponibilizadas para a ação e cada centro de ensino da UFSM ficou responsável por organizar a lista de alunos que exerciam atividades presenciais na universidade.


Trabalhadores do manejo de resíduos são vacinados em Santa Maria

A vacinação teve início às 8h e terminou às 10h30min, no Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), do campus sede, em Camobi. Ainda na primeira hora, alunos que foram impedidos de receber a dose da vacina aguardavam na entrada do prédio e contestavam a forma como a lista foi elaborada. Uma aluna, que preferiu não se identificar, relembrou da vacinação para docentes da instituição que ocorreu em 8 de junho, no Centro de Eventos. Na ocasião, ao final da ação, circulou nas redes sociais que bolsistas poderiam se vacinar.

Exames de mamografia devem ser evitados 30 dias após a vacinação da Covid-19

- Conheço colegas e pessoas de outros cursos que receberam a vacina, sem exercer atividades presenciais, em função da pandemia. O que vemos é que o critério não é mais o mesmo e nos sentimos prejudicados.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Clayton Hillig compareceu ao local e ouviu as reclamações dos estudantes. Em conversa com a coordenadora das vacinações que são realizadas na UFSM, Maria Denise Schmidt, ele atendeu aos alunos e anotou os dados de cada um. Após, ele redigiu uma nova lista para contemplá-los na vacinação. 

- Há a urgência da expedição da lista de bolsistas. Como foram feitas apressadamente, houve alguns equívocos e vamos atualizá-las.

Conforme Hillig, os nomes dos alunos bolsistas que estavam fora das listas encaminhadas pelos centros de ensino foram comparados com a listagem da PRAE dos estudantes bolsistas que moram na Casa do Estudante Universitário (CEU). Com isso, a listagem foi atualizada e, alunos bolsistas que moram na casa e não estavam listados foram vacinados. No entanto, os bolsistas que não moram na CEU e não tiveram o nome incluído nesta lista, terão de esperar a próxima ação para se vacinar. 

 A ordem de prioridade dos estudantes foi definida de forma conjunta entre UFSM, prefeitura e Ministério Público.

De acordo com Maria Denise, são cerca de três mil bolsistas presenciais, mas como as doses foram reduzidas, alguns nomes acabaram não sendo selecionados: 

- Vamos tentar contemplar a todos. Alguns estão com as declarações assinadas, mas sem nome na lista. Vamos trabalhar para refazer a lista e esta questão.

Como nem todos das listas compareceram à vacinação, as doses restantes voltaram para o setor de imunizações da Secretária Municipal de Saúdes (SMS).

*Colaborou Gabriel Marques

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Lacen identifica mais três casos suspeitos da variante Delta no Rio Grande do Sul Anterior

Lacen identifica mais três casos suspeitos da variante Delta no Rio Grande do Sul

Próximo

Municípios da Região Central antecipam segunda dose da vacina contra Covid-19

Saúde