pandemia

Trump suspende viagens da Europa para os EUA para conter coronavírus

18.396

data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Cadu Rolim (Folhapress)

O presidente norte-americano, Donald Trump, em pronunciamento na noite desta quarta-feira, anunciou a suspensão de todas as viagens da Europa para os Estados Unidos durante 30 dias como forma de "proteger os americanos" do coronavírus. 

A suspensão passará a valer a partir de sexta-feira à meia-noite, mas não terá validade para o Reino Unido, que continuará tendo voos para os Estados Unidos. As restrições também não têm validade para quem tem residência permanente em território norte-americano.

- Estamos respondendo com grande rapidez e profissionalismo [à ameaça do coronavírus] - disse Trump.

Rio Grande do Sul confirma o quarto caso de coronavírus

O presidente destacou que tomou a decisão após consultar autoridades na área de saúde. Ele disse que essas medidas, "fortes, mas necessárias" foram tomadas para proteger a "saúde e o bem-estar de todos os americanos".

Trump considerou que as medidas vão reduzir a ameaça que o coronavírus representa aos norte-americanos de "forma significativa".

Ele comparou a decisão de suspender os voos da Europa à restrição que os Estados Unidos fizeram de voos vindos da China e do Irã quando a crise do coronavírus começou. Trump criticou a forma como a Europa agiu e disse que o continente deveria ter tomado medidas similares e, com isso, evitado o crescimento do coronavírus no mundo.

Já são cinco casos suspeitos de coronavírus na Região Central

Durante o pronunciamento, de mais de nove minutos, Donald Trump também disse que a crise do coronavírus não é financeira e que vai tomar ações de emergência para ajudar os norte-americanos diagnosticados com o vírus, que estejam em quarentena ou que precisem ficar afastados para cuidar de pessoas infectadas.

O presidente também pediu que o Congresso norte-americano aprove reduções fiscais com o intuito de ajudar a combater eventuais perdas econômicas que tenham sido causadas pelo vírus.

TEMPORADA INTERROMPIDA
A NBA (liga americana de basquete) anunciou na noite desta quarta que suspenderá a atual temporada após um jogador do Utah Jazz testar positivo para coronavírus. 

Segundo a Liga de Basquete dos Estados Unidos, "o resultado do teste foi divulgado pouco antes do início da partida entre o Jazz e o Oklahoma City Thunder na Chesapeake Energy Arena. Naquele momento, o jogo foi cancelado. O jogador em questão não estava na arena".

Além disso, a liga informou que "está suspendendo a temporada após a conclusão do cronograma de jogos de quarta-feira até novo aviso. A NBA usará esse hiato para determinar os próximos passos para avançar em relação à pandemia de coronavírus".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Remédios fora da lista do SUS não serão pagos pelo governo, diz STF

Ator Tom Hanks é diagnosticado com coronavírus Próximo

Ator Tom Hanks é diagnosticado com coronavírus

Saúde