pesquisa e ciência

Teste de nova vacina contra Covid-19 já tem pelo menos 350 voluntários na UFSM

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial/Diário)

Uma semana depois de começar, os testes clínicos da vacina da Clover na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem pelo menos 350 participantes. Ainda é possível se voluntariar no estudo.

Desde 2017, foram pelo menos 116 casos de leishmaniose em animais em Santa Maria

Para ser voluntário, basta preencher o formulário ou entrar em contato pelo telefone (55) 99218-9209. Segundo o coordenador do estudo, chefe da Unidade de Pesquisas Clínicas do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Alexandre Schwarzbold, a tendência é que 70 pessoas tenham recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Entre os mil voluntários esperados, metade vai receber o imunizante em duas doses. A outra metade recebe placebo. Ao final do estudo, previsto para julho de 2022, quem tomou placebo pode se imunizar. Caso chegue no momento da vacinação do voluntário pela campanha de imunização, ele pode entrar em contato com a equipe da pesquisa, que quebra o cegamento e o informa de qual grupo fazia parte.

A VACINA
O imunizante da Clover teve autorização para teste no Brasil em 22 de abril. A vacina é voltada para a iniciativa Covax, consórcio comandando pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com países. O Brasil já tem 42 milhões de doses pelo consórcio, e o número pode aumentar a partir da aprovação desta vacina, segundo Schwarzbold.

A vacina da Clover é feita com uma proteína que simula o funcionamento do coronavírus na infecção para criar anticorpos. Os resultados das primeiras fases são considerados satisfatórios. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 1 bilhão de pessoas sejam vacinadas com a Clover em todo o mundo. Ainda não há teste em crianças, mas a perspectiva é que ela possa ser utilizada no público infantil, já que tem reações mais brandas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

'Higiene é a melhor forma de combater leishmaniose', alerta médico veterinário

Processo Seletivo Indígena está com inscrições abertas na UFSM Próximo

Processo Seletivo Indígena está com inscrições abertas na UFSM

Saúde