saúde

Segurados do IPE Saúde não terão mais cobertura de anestesia no Hospital de Caridade

Silvana Silva

Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário 2018)

ATUALIZADA às 15h30min do dia 29 de janeiro de 2019.

Os conveniados do Instituto da Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE Saúde) deixam de contar com uma cobertura importante no maior hospital privado da Região Central. A partir de 1º de março deste ano, os conveniados não terão mais a cobertura do serviço de anestesia pelo convênio no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. A decisão foi confirmada ao Diário na manhã desta segunda-feira pela diretora-executiva do hospital, Angela Maria Perin.

Conforme a diretora-executiva, IPE Saúde é o convênio com o maior número de pacientes atendidos pelo hospital, mas não foi possível manter o contrato do serviço de anestesia já que a tabela de pagamento do IPE Saúde está defasada. Atualmente, são feitas, em média, 500 anestesias por mês em conveniados do IPE Saúde no hospital.

_ Os médicos anestesistas que atuam no Caridade não são credenciados pelo IPE Saúde assim como a maioria dos anestesistas do país. O serviço é mantido aos pacientes porque o Caridade firmou um contrato com a Clínica de Anestesistas de Santa Maria há muito tempo em que repassa e complementa o valor que recebe do IPE Saúde à Clínica. Como a tabela do IPE não tem reajuste há anos, o hospital está complementando um valor igual ou até maior do que recebe do convênio para pagar os serviços da clínica. Essa situação se tornou insustentável para o hospital. Por isso, o contrato com a Clínica de Anestesia foi extinto, e enviamos um comunicado ao IPE informando que, a partir de 1º de março, não iremos mais cobrar do convênio por nenhuma anestesia dos pacientes - explicou Angela.

Na prática, o paciente que precisar de um procedimento cirúrgico terá de pagar o valor para os anestesistas da Clínica de Anestesia de forma particular.

_ No Brasil todo, os hospitais não têm compromisso em complementar honorários médicos dos anestesistas. O Caridade fazia isso desde 1999, mas não tinha esse compromisso. A partir de 1º de março, passamos a atuar como ocorre na maioria dos hospitais privados: o valor dos honorários será determinado durante a consulta pré-anestésica, obrigatória antes de qualquer procedimento cirúrgico. O valor depende da complexidade da cirurgia, se de maior ou menor porte - afirmou o diretor da Clínica de Anestesia, José Pedro Lauda.

O médico não informou os valores cobrados pelos honorários dos anestesistas, mas reiterou que a Clínica de Anestesia usa como referência a tabela da Associação Brasileira de Medicina.

RESSARCIMENTO
No entendimento da diretora-executiva do Caridade, os conveniados do IPE Saúde podem pedir o ressarcimento dos valores pagos de forma particular para o convênio.

- Acreditamos que, depois do acerto com os médicos, o paciente poderá pedir ressarcimento ao IPE pelo serviço - afirmou Angela, lembrando que há diferença entre os valores da tabela dos médicos e a tabela do IPE Saúde.

Ao ser questionada sobre a cobrança particular do serviço de anestesistas que atuam no Caridade ser uma prática comum, a diretora-executiva foi categórica:

_ Até o último dia de fevereiro, o Caridade tem um contrato com os anestesistas em que se compromete em repassar o valor do IPE e complementá-lo. Se há cobrança extra por parte do médico, não é do nosso conhecimento.

OUTROS SERVIÇOS
Quanto aos demais serviços - atendimentos, internações, cirurgias e exames - oferecidos aos conveniados do IPE Saúde no Caridade, nada mudará, garante a diretora-executiva do hospital.

O QUE DIZ O IPE
O Diário já solicitou um posicionamento à direção do IPE Saúde sobre a nova norma e sobre como será feito o ressarcimento aos segurados. Até o momento não houve manifestação oficial da direção do convênio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Hospital da Brigada Militar passará a fazer cirurgias com anestesia geral a partir de fevereiro Anterior

Hospital da Brigada Militar passará a fazer cirurgias com anestesia geral a partir de fevereiro

Vigilância em Saúde de Santa Maria intensifica combate ao Aedes aegypti após chuvarada Próximo

Vigilância em Saúde de Santa Maria intensifica combate ao Aedes aegypti após chuvarada

Saúde