covid-19

Secretaria Estadual de Saúde espera que vacinas cheguem ao Estado na próxima quarta-feira

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

A previsão do Ministério da Saúde é iniciar a campanha de vacinação contra a Covid-19 na segunda quinzena de janeiro. A partir desta informação, a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, falou, em entrevista à RBS TV na manhã desta quinta-feira, que a perspectiva é que a distribuição das doses aos estados comece no dia 20 de janeiro. Ao chegar em Porto Alegre, segundo a titular da pasta, levaria apenas um dia para a organização e encaminhamento das vacinas às 18 coordenadorias regionais de saúde. 

Ainda de acordo com a secretária, ao chegar nas coordenadorias, cada município tem a responsabilidade de ir até a sede e fazer a distribuição na sua rede de atenção básica. Conforme Arita, após este processo, os municípios poderiam começar a imunização dos grupos prioritários entre dois a três dias.

Moradores da Jockey Club se preocupam após aparição de jacarés em sanga

Durante a entrevista, no entanto, a secretária ressaltou que não se sabe a quantidade de doses que serão enviadas aos Estado. Segundo ela, o governo está preparado para dar agilidade na distribuição das vacinas. 

A expectativa da secretária é que ainda no primeiro semestre de 2021, cerca de um terço da população prioritária esteja imunizada. 

Com três novas mortes, Santa Maria chega a 174 óbitos associados à Covid-19

- Assim que a vacina chegar ao Rio Grande do Sul, já temos estrutura e planejamento para iniciar a vacinação - afirmou Arita

GRUPOS PRIORITÁRIOS
De acordo com o Plano Nacional de Imunização, os grupos prioritários para a campanha são profissionais na linha de frente em contato direto com o vírus, como pessoas que trabalham em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), centros de triagem e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); idosos em lares de longa permanência; idosos fora desses lares escalonados por faixa etária (mais de 80 anos; de 75 a 79 anos; de 70 a 74 anos); indígenas e quilombolas. A estimativa é que cerca de 1 milhão de pessoas façam parte dessas populações.

* Com informação da SES

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Avião decola para buscar vacina contra a covid-19 nesta quinta-feira Anterior

Avião decola para buscar vacina contra a covid-19 nesta quinta-feira

Próximo

Com três novas mortes, Santa Maria chega a 174 óbitos associados à Covid-19

Saúde