vacinação

Região de Santa Maria vai receber 13,1 mil doses de vacinas nesta quinta-feira

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Polícia Federal (Divulgação)
84 mil doses da CoronaVac chegaram em Porto Alegre nesta noite

Os 32 municípios de cobertura da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) vão receber 13.120 doses de vacinas contra a Covid-19 nesta sexta-feira. Ainda não foi informado quantas serão distribuídas por município. O total é composto por 5.050 da CoronaVac, que tem acordo de produção no país pelo Instituto Butantan, e 8.070 da Covishield, produzida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford e, no Brasil, com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Hospital da Unimed passará a atender internações somente em casos de Covid-19

Os lotes já tem destinação determinada assim que chegarem nas cidades. A CoronaVac, desta vez, é exclusiva para cumprir segundas aplicações. Ou seja, imunizar por completo grupos que já tomaram a primeira dose. Já a Covishield será usada para a primeira aplicação em idosos acima de 80 anos.

NA REGIÃO DA 4ª CRS    

CORONAVAC

  • Segunda dose para trabalhadores da saúde, idosos em lares, idosos acamados e indígenas - 3.250
  • Segunda dose para idosos acima de 85 anos - 1.800

COVISHIELD

  • Primeira dose para idosos acima de 80 anos - 8.070

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Felipe Dalla Valle (Palácio Piratini)
Ainda de manhã, 135 mil doses da Covishield chegaram na Capital

O transporte das 13,1 mil doses será feito por um helicóptero da Polícia Civil. A previsão é que o veículo pouse em Santa Maria às 11h45min. Além dessas doses, também serão trazidas os imunizantes para a 10ª CRS, responsável por municípios da Fronteira Oeste.

Com mais um óbito, Santa Maria chega a 249 mortes por Covid-19

A prioridade da remessa da Oxford é ampliar a vacinação dos idosos. Devem ser priorizados os idosos de 80 a 84 anos, visto que já há uma boa parcela dos acima dessa idade já vacinados. De acordo com orientação do Estado, os municípios devem começar vacinando os idosos com 84 anos e, gradualmente, ir vacinando idosos de 83, 82 e assim sucessivamente, enquanto houver disponibilidade de doses.

Prefeitura detalha ações em meio à Covid-19 junto ao Legislativo

Entretanto, neste grupo, as faixas etárias específicas a serem atendidas podem variar de município para município, já que a quantidade é baseada sobre projeções do censo do IBGE sujeitas a variações. Essa é uma definição que cabe a cada secretaria municipal de saúde, conforme disponibilidade de doses.

Com esses dois novos lotes, serão 923,6 mil doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas pelo Estado. São 251 mil doses do imunizante Covishield e 672,6 mil da CoronaVac. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: UPA bate recorde de atendimentos desde o começo da pandemia

Próximo

Com mais um óbito, Santa Maria chega a 249 mortes por Covid-19

Saúde