Pronto-Atendimento do Patronato retoma normalidade; chuva em Santa Maria deixou cerca de 60 pessoas desalojadas

Pronto-Atendimento do Patronato retoma normalidade; chuva em Santa Maria deixou cerca de 60 pessoas desalojadas

Foto: Beto Albert (Arquivo/Diário)

O Pronto-Atendimento (PA) do Patronato voltou a funcionar normalmente ainda na tarde de domingo (22), depois de enfrentar transtornos provocados pela forte chuva registrada em Santa Maria. A infiltração no telhado causou alagamento na sala de emergência, o que levou ao isolamento da área e ao desligamento parcial da energia elétrica para evitar riscos de curto-circuito.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Resiliência Climática e Relações Comunitárias, Edson Roberto das Neves Junior, o atendimento não chegou a ser suspenso, mas foi temporariamente reduzido. 

– Os consultórios foram realocados dentro da própria estrutura do prédio. Já no domingo, a equipe de manutenção iniciou os reparos na calha que apresentou problemas e, no período da tarde, o serviço foi restabelecido em sua plenitude – explicou Roberto.


O secretário de Saúde, Guilherme Ribas, acrescenta que equipes da prefeitura realizaram a manutenção do telhado e revisaram a rede elétrica da unidade. Apesar de o atendimento ter sido restabelecido plenamente, Ribas informou que solicitará uma nova inspeção da estrutura à empresa que realizou obras recentemente.


– A empresa executou intervenções na entrada do PA Infantil e no telhado da emergência. Vamos pedir uma vistoria para verificar se houve algum problema relacionado à obra ou se foi apenas efeito da chuva intensa. Mas será apenas uma revisão; não estamos falando de reforma – enfatiza Ribas.


Impactos em residências 

A chuva intensa também provocou alagamentos em diversos bairros, como Camobi, Noal, Juscelino Kubitschek, Lídia, Orlândia, Parque Pinheiro Machado e Tancredo Neves. Quinze residências foram cadastradas com danos, o que afetou cerca de 60 pessoas, que precisaram deixar suas casas por algumas horas. Todas já retornaram às moradias.


Além disso, uma passarela na Vila Schirmer ficou comprometida e a cabeceira de uma passagem provisória na Ponte dos Bonas foi destruída, a qual deve receber repado. E, a passagem dos Fernandes, próximo ao Arroio Lobato, também ficou submersa. 


Durante o domingo, a cidade chegou a operar no nível 3 de alerta, considerado alto. Nesta segunda-feira (23), o risco foi reduzido para moderado, com previsão de até 5 mm de chuva e rajadas de vento de até 50 km/h.


Atualização 

A Defesa Civil municipal reforça que moradores podem registrar danos causados pela chuva por meio do site da prefeitura, com acesso via conta gov.br ou pelo cadastro municipal. Essas informações auxiliam na elaboração do diagnóstico das áreas mais vulneráveis e no planejamento de ações de prevenção.


Em caso de emergência, ligue ou mande mensagem

Defesa Civil de Santa Maria
153 | (55) 99110-7940

Corpo de Bombeiros Militar
193 | (55) 98454-5968 (WhatsApp)

Brigada Militar
190 | (55) 99939-0190 (WhatsApp)

Samu
192 | (51) 33200-100 | (51) 33220-192 | (55) 3307-9737

Aplicativo Chamar 192 - Samu: https://www.rs.gov.br/carta-de-servicos/servicos?servico=1057

Ciosp
153 | (55) 99217-8122 (WhatsApp) | (55) 99167-4728 (WhatsApp) | (55) 99167-8452 (WhatsApp)

Polícia Rodoviária Estadual
(55) 3225-1009

Polícia Rodoviária Federal
191


Assista a entrevista do secretário adj. na íntegra 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estudantes de Medicina em vulnerabilidade terão auxílio mensal do governo federal Anterior

Estudantes de Medicina em vulnerabilidade terão auxílio mensal do governo federal

UBS Kennedy terá alteração no horário de atendimento nesta terça-feira Próximo

UBS Kennedy terá alteração no horário de atendimento nesta terça-feira

Saúde