cidadania

Professora dedica seu tempo para ajudar a comunidade

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Diva não deixava os alunos da escola em que trabalhava passarem necessidade. Hoje, ela se dedica a projeto

A professora aposentada Diva Teresinha Guareschi, 58 anos, teve a trajetória profissional dedicada exclusivamente ao ensino. Mas é pela sua principal característica de personalidade que ela é conhecida de vizinhos, colegas e amigos: a generosidade. Como docente, cuidava do bem-estar dos alunos. Acreditava que a obrigação de um professor se estende além das salas de aula. Assim, inquietava-se ao saber que um aluno estivesse com fome, frio ou com outras adversidade que prejudicassem o rendimento escolar.

A professora Maria Helena Nunes, 54 anos, conhece Diva há mais de duas décadas. Como trabalharam juntas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edy Maya Bertoia, Maria Helena presenciou de inúmeras ações cidadãs da colega. 

Santa Maria, a cidade com segundo maior acervo contínuo em Art Déco do mundo

- Ela era diretora, eu, professora. Inúmeras vezes acompanhamos Diva buscando doações de alimentos em açougues e supermercados para fazer comida para os alunos. Quando a gente via, nossa diretora estava na cozinha fazendo pães, sopas e carreteiros. A alegria dela era saber que nossos alunos estavam bem alimentados - lembra Maria Helena.

ROTINA DO BEM
Aquisição de cestas básicas, roupas e agasalhos para doações a famílias em vulnerabilidade social fazem parte da rotina de Diva, que, mesmo aposentada, não abre mão de exercer cidadania. A dedicação dela à comunidade foi marcada ainda por, muitas vezes, conseguir doações de remédios para pessoas que tinham a prescrição médica, mas não tinham recursos para comprá-los. Quando um aluno faltava à aula, era comum que recebesse a visita da diretora. Preocupada, não descansava enquanto não sabia o motivo da ausência, afinal, poderiam estar precisando dela.

MOTIVAÇÃO
Atualmente, Diva integra a equipe que coordena o Seguir em Frente, grupo de faz parte do projeto Esperança/Cooesperança.

Obrigado, menino. Que sigamos contando histórias!

De acordo com a irmã Lourdes Dill, 66 anos, coordenadora do projeto e vice-presidente da Caritas Brasileira, Diva é uma voluntária fundamental na economia solidária devido à projetividade e ao comprometimento que sustenta em vários anos de colaboração.

- Honesta, trabalhadora e excelente comunicadora. Todos gostam muito dela. É uma pessoa positiva, alegre, sempre pronta a estender a mão - afirma Lourdes.

Do pai, Alzemiro Tranquilo Guareschi, a aposentada herdou a disposição em socorrer a quem precisa. Diva conta que ele ajudava muita gente, que estava sempre pronto a estender a mão aos amigos, familiares e vizinhos.

- Minha motivação é saber que um ato, por mais simples que seja, pode ajudar alguém a enxergar possibilidades à volta. Acredito no potencial das pessoas. Então, posso impulsionar, dar direção, abrir caminhos. Todos nós temos algo de bom a ser feito. Minha maior gratificação é ver as pessoas vencerem, acreditarem em si e transformarem as próprias realidades - diz Diva.

EXEMPLO
Para Maria Helena, Diva é um referencial de cidadania.

Supermercado cria prateleira solidária que distribui alimentos gratuitos

- Preocupada, prestativa e dedicada ao ser humano são alguns dos atributos que definem Diva. Toda comunidade escolar recebia a atenção dela. Como sou hipertensa, quando ela sabia que eu não estava bem, dava aula junto comigo. Chegou a me levar ao médico à noite. Lembro-me que o doutor comentou que nunca tinha visto uma diretora levar uma professora para consultar. Em momentos de luto e tristeza, ela foi mais do que chefe. Foi consolo, amizade e acolhimento para mim - destaca a professora.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Proposta prevê mais unidades de saúde da família em Santa Maria Anterior

Proposta prevê mais unidades de saúde da família em Santa Maria

UBS Ruben Noal funcionará apenas em meio turno nesta terça-feira Próximo

UBS Ruben Noal funcionará apenas em meio turno nesta terça-feira

Saúde