covid-19

Prefeitura espera terminar próxima semana com 5 mil crianças vacinadas em Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos (Eduardo Ramos) 

Na sexta-feira, a prefeitura de Santa Maria reabriu, no site, o pré-cadastro para vacinação contra a Covid-19 na cidade. Em questão de horas, todas as vagas foram preenchidas e, nas ações que acontecerão nesta quinta e sexta-feira, 1.151 crianças são esperadas para tomar a primeira dose contra a Covid-19. De acordo com o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, em entrevista à CDN, as vagas foram preenchidas no final da tarde de sexta-feira. O pré-cadastro foi anunciado por volta das 14h do mesmo dia. 

Veja o calendário de vacinação para Santa Maria na próxima semana

No próximo sábado, dia 19, haverá o Dia D de vacinação contra a Covid-19 em todo o Estado, e Santa Maria se prepara para ação. A ideia é aumentar o número de crianças que tomaram a primeira dose em tempo do ano letivo. De acordo com o secretário, até agora, 2.809 crianças tomaram a primeira dose. Além dos pequenos que vão ser imunizados na quinta e sexta-feira, o sábado vai aplicar doses em mais locais. Ribas explica que os detalhes ainda são organizados pela prefeitura, e são necessárias algumas definições, como por exemplo, se será por agendamento também ou se será aberto ao público. Os detalhes serão divulgados na próxima semana, mas o secretário adianta que 14 unidades de saúde estarão em funcionamento para vacinação:

- Queremos uma ação bem produtiva. Esperamos passar de 5 mil crianças vacinadas para começar o ano letivo das escolas com um quantitativo maior de crianças com, pelo menos, a primeira dose.

Por enquanto, são vacinadas crianças com comorbidades e deficiência de todas as idades, crianças a partir de 6 anos que moram na mesma casa com pessoas que possam a evoluir a casos graves de Covid e crianças sem comorbidades a partir de 7 anos. O Dia D ainda não divulgou se mudará a faixa etária. Ribas disse que, como serão aplicadas CoronaVac, crianças imunossuprimidas deverão esperar para quando houver novas remessas de Pfizer. O secretário avalia como positivo o formato de vacinação das crianças na cidade: 

- A população está atenta ao agendamento, está dando certo, é gradativo. Começamos com poucas vagas e fomos aumentando. E agora já aumentamos para 1.151 vagas e 16 pontos de vacinação. Vamos conseguir dar acesso a todas crianças, os pais e as mães podem ficar tranquilos. E  vamos ter o Dia D, que é para dar mais acesso ainda para ir avançando nos critérios de idade e conseguir que as crianças tenham acesso à vacinação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Em janeiro e fevereiro, 40% dos testes de Covid-19 tem resultado positivo

Próximo

Veja o calendário de vacinação para Santa Maria na próxima semana

Saúde