ciência

Pesquisa gaúcha sobre coronavírus vai aplicar milhares de testes em todo o país

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Um estudo inédito, encomendado pelo governo do Rio Grande do Sul e coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFpel), está aplicando testes rápidos nos gaúchos para entender a incidência do coronavírus no Estado. Só que agora a pesquisa vai ampliar para todo o Brasil e será financiada pelo Ministério da Saúde, com o orçamento de R$ 12 milhões. 

De acordo com a UFpel, serão aplicados 99.750 testes rápidos em 133 cidades brasileiras, incluindo o Rio Grande do Sul. As entrevistas e as aplicações dos testes serão feitas nos mesmos moldes do que já está sendo feito no Estado. Serão escolhidas as cidades-sentinelas de cada Estado - que são as consideradas maiores - e os moradores serão sorteados aleatoriamente para responder uma entrevista e testar para anticorpos do vírus com uma gota de sangue. 

A expectativa é que a pesquisa já comece no primeiro fim de semana de maio, no sábado e domingo. Ela será feita em três etapas, com intervalo de 15 dias entre cada uma. Os testes e as entrevistas serão feitos por profissionais do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), que estarão devidamente identificados. 

Os objetivos são estimar o percentual de gaúcho que causa a doença Covid-19, avaliar a velocidade de expansão da infecção ao longo do tempo, determinar a porcentagem de infecções assintomáticas ou subclínicas, e obter cálculos precisos de letalidade.

ESTUDO SÓ NO ESTADO SEGUE CRONOGRAMA
No Rio Grande do Sul, o estudo regional ocorre simultaneamente em nove cidades: Santa Maria, Pelotas, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Canoas. Elas foram escolhidas porque representam 31% da população gaúcha. Essas mesmas cidades vão receber mais 6 mil testes para a pesquisa nacional. 

Os resultados da primeira etapa da pesquisa, que entrevistaram 4,1 mil gaúchos, foram divulgados na semana passada e estimam que o número real de casos no Rio Grande do Sul é de 5.650. 

Mesmo com o estudo nacional, a pesquisa regional segue o cronograma. Neste fim de semana, 25 e 26 de abril, será realizada a segunda de quatro etapas. Mais 500 testes em cada cidade serão aplicados - serão outros moradores, diferentes dos já entrevistados, escolhidos de forma aleatória. Ela ainda será realizada em 9 e 23 de maio. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria não registra novos casos de coronavírus nas últimas 24h Anterior

Santa Maria não registra novos casos de coronavírus nas últimas 24h

Próximo

Após informar número errado, governo anuncia 113 novas mortes por coronavírus em 24h

Saúde