Outubro Verde: Brasil notifica mais de 250 mil casos de sífilis e Ministério faz alerta aos jovens e às gestantes

O Ministério da Saúde divulgou, na última semana, o Boletim Epidemiológico de Sífilis 2025, apresentando dados importantes sobre o cenário da doença no país. A doença, que é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), é causada pela bactéria Treponema pallidum e pode ser transmitida, inclusive, de mãe para filho durante a gravidez ou no parto. 

​ + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Conforme o documento, foram notificados 256 mil casos de sífilis adquirida, 89 mil em gestantes e 24 mil casos de sífilis congênita em 2024. No mesmo período, 183 óbitos em decorrência da doença foram registrados. Embora os índices sejam altos, a pasta afirma que houve uma redução no número de casos em todo o país.

Nos últimos três anos, o Brasil registrou 2.093 casos a menos da doença. O boletim também indica estabilidade nas taxas de detecção de sífilis adquirida e em gestantes, sinalizando um controle progressivo da infecção em nível nacional”, afirmou Ministério da Saúde em nota.

Leia também

Campanha

Como parte do Outubro Verde, mês dedicado à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento da sífilis, o Ministério da Saúde lançou, na última quinta-feira (16), uma campanha nacional de enfrentamento à doença. Com o tema “Sífilis tem cura – Faça o teste, trate-se e previna-se”, a iniciativa busca incentivar o autocuidado e a prevenção de jovens de 15 a 30 anos, gestantes e parcerias sexuais, além de divulgar serviços disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Testagem e prevenção

Uma das principais formas de monitoramento da sífilis é a testagem. Em Santa Maria, testes rápidos são disponibilizados em todas as unidades de saúde e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Casa Treze de Maio, localizado no Bairro Nossa Senhora do Rosário. 

O resultado sai em, no máximo, 15 minutos e permite o início imediato do tratamento, passo essencial para interromper a transmissão da infecção, inclusive durante a gestação.

SAE/CTA Casa Treze de Maio

  • Horário de funcionamento – De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min 
  • Horário para testagem rápida de HIV, Sifílis, Hepatites B e C – De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 10h30min e das 13h às 15h30min, com exceção das quarta-feiras quando ocorre reunião de equipe
  • Endereço – Rua Silva Jardim, 1.280, Bairro Nossa Senhora do Rosário
  • Contatos – (55) 3174-1594 opção 6 ou e-mail [email protected]

Unidade de dispensação de medicamentos (UDM)

  • Horário de atendimento – De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 15h30min (exceto às quartas-feiras, quando o atendimento ocorre das 7h30min às 9h30min e das 13h às 16h30min)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“Não podemos aceitar que as pessoas que cuidam da gente sejam agredidas”: caso de enfermeira atacada em Santa Maria repercute no Estado Anterior

“Não podemos aceitar que as pessoas que cuidam da gente sejam agredidas”: caso de enfermeira atacada em Santa Maria repercute no Estado

Pela primeira vez em 20 anos, número de fumantes cresce no Brasil Próximo

Pela primeira vez em 20 anos, número de fumantes cresce no Brasil

Saúde