Novembro azul: Aapecan promove ações informativas sobre a saúde do homem em Santa Maria

Na busca por conscientizar e prevenir sobre o câncer de próstata, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) Santa Maria irá promover ações informativas sobre a saúde do homem durante o mês de novembro. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A programação, que ocorre no âmbito da campanha Juntos pela Vida, contará com palestras e rodas de conversa em Santa Maria e região. Em entrevista à Rádio CDN, a psicóloga da Aapecan Santa Maria, Cristiane Elesbão, falou sobre o trabalho realizado pela instituição ao tratar sobre um tema, que ainda é visto com preconceito por parte da sociedade:

– Hoje, recebemos na Aapecan homens com diagnóstico precoce e que tem a oportunidade de um tratamento mais curto, menos invasivo e com uma chance de cura maior. Mas infelizmente, a maior parte da população masculina ainda recebe o diagnóstico tardio. Isso se deve ao fato de que temos, culturalmente, uma figura masculina inabalável, que quando sente uma dor ou tem um sintoma, espera que passe ou que se resolva. No momento em que não suporta mais, procura o médico. Ainda enfrentamos esses discursos. A Aapecan tenta de todas as formas, junto com as instituições de saúde, desmistificar essa questão. Não é fraqueza procurar um médico assim que se sentem os primeiros sintomas. Muito pelo contrário, é um exemplo para a própria família e para que outras pessoas se cuidem. A mulher tem essa questão instituída. Então, com elas, é um pouco mais fácil a abordagem.

Ao todo, 326 homens com este tipo de câncer são atendidos hoje nas 15 unidades da Aapecan. Acompanhe a campanha Juntos pela Vida pelas redes sociais @aapecansm no Facebook e Instagram

– As pessoas que tem empresas e se interessam em receber a Aapecan para uma roda de conversa ou palestra podem entrar em contato pelo (55) 3025-9400. Nós nos disponibilizamos gratuitamente a ir até locais tanto em Santa Maria quanto na região para fazer essa troca de informação, promover saúde, falar sobre prevenção e instigar os homens ao autocuidado – conclui a psicóloga. 

Cenário

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de que 71.730 novos casos de câncer de próstata surja no Brasil no triênio de 2023 a 2025. Idade, sobrepeso, consumo de bebidas alcoólicas e cigarro estão entre os fatores de risco para o desenvolvimento deste tipo de câncer, sendo fundamental (no processo de prevenção) a adoção de hábitos saudáveis, acompanhamento médico e a realização dos exames de rotina.

Ao apresentar os seguintes sinais ou sintomas, procure um médico:

  • Dificuldade de urinar
  • Diminuição do jato de urina
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
  • Sangue na urina

Na maioria das vezes, esses sintomas não são causados pelo câncer, mas é importante que eles sejam investigados.

Confira a programação da Aapecan:

  • Sábado (4), das 9h às 20h30min | Carrinho Solidário no Supermercado Beltrame (Rua Venâncio Aires, 2650, Bairro Centro)
  • 11/11, às 18h | Participação na mateada Outubro Rosa e Novembro Azul de Toropi (RS)
  • 14/11,  das 9h às 16h30min | Brechó Solidário de Garagem na Aapecan
  • 17/11 – Atividade alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata no Shopping Praça Nova
  • Exposição Novembro Azul no Shopping Praça Nova (data será divulgada em breve).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vacina contra Covid-19 será incluída no calendário nacional de imunizações e aplicada em grupos prioritários a partir de 2024 Anterior

Vacina contra Covid-19 será incluída no calendário nacional de imunizações e aplicada em grupos prioritários a partir de 2024

Ministério da Saúde altera portaria que regulamenta os repasses para pagamento do piso da enfermagem Próximo

Ministério da Saúde altera portaria que regulamenta os repasses para pagamento do piso da enfermagem

Saúde