imunização

Nova remessa de vacinas de Oxford e CoronaVac chegam ao RS neste fim de semana

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Itamar Aguiar (Piratini) 

O Rio Grande do Sul deve receber, neste final de semana, um novo lote de vacinas contra a Covid-19. Ainda não há detalhes do dia e da hora de chegada dos imunizantes.

A previsão, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES) é de 413.750 vacinas de Oxford da Astrazeneca, que serão utilizadas para continuar a campanha de pessoas com comorbidades. Também devem ser recebidas 22,8 mil de CoronaVac, do Butantan. Junto de outras 7,2 mil que chegaram no Estado na última quinta-feira, elas devem ser usadas para continuar a segunda dose de idosos que estão atrasados para receber o complemento do esquema vacinal. 

Ainda assim, o número de CoronaVac não é suficiente para imunizar todos os idosos do Estado que precisam tomar a segunda dose e completar o esquema vacinal. Ainda não há data de vacinação da segunda dose para os idosos, o cronograma deve ser divulgado nos próximos dias. 

Conforme o Ministério da Saúde, o intervalo maior de 28 dias entre uma dose e outra não prejudica a eficácia da vacina contra a Covid-19. Uma nota técnica do governo federal afirma que a segunda dose deve ser tomada mesmo que haja atraso em relação ao prazo recomendado.

Atualmente, o Brasil conta com duas vacinas disponíveis, ambas com a necessidade de duas doses para garantir a imunização completa. A Sinovac/Butantan, responsável pela CoronaVac, deve ter a aplicação da segunda dose no intervalo de quatro semanas. Já a AstraZeneca/Fiocruz, responsável pela vacina de Oxford, o intervalo é de 12 semanas.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com bandeira vermelha, Distanciamento Controlado já vive transição para novo modelo Anterior

Com bandeira vermelha, Distanciamento Controlado já vive transição para novo modelo

Fiocruz entrega 6,5 milhões de doses de vacina ao Ministério da Saúde Próximo

Fiocruz entrega 6,5 milhões de doses de vacina ao Ministério da Saúde

Saúde