pandemia

Nova Esperança do Sul está entre as 10 cidades do RS sem casos de coronavírus

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Igreja de São Caetano, que fica próxima da Gruta, é um dos pontos turísticos de Nova Esperança do Sul

Apenas 10 das 497 cidades gaúchas ainda não registraram nenhum caso confirmado de coronavírus, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Neste pequeno grupo, que representa 2% do total de municípios do Estado, está Nova Esperança do Sul, única cidade da Região Central onde não há Covid-19.

Por lá, a prefeitura já realizou 170 testes entre os seus 5,3 mil habitantes, todos em pessoas que apresentaram algum sintoma gripal e todos com resultado negativo. O fato de não haver casos é tratado com alegria e também surpresa, já que não se sabe ao certo o motivo disso, uma vez que todas as cidades próximas têm registros da doença e há indústrias que movimentam muitos empregos e geram circulação de pessoas no município.

- Difícil saber por que ainda há temos casos. Acredito que seja pelas pessoas estarem seguindo as orientações de cuidado e distanciamento - afirma o prefeito Antão Perufo (Progressistas).

Aumenta para 167 o número de funcionários com Covid-19 em frigorífico de Santa Maria

Em relação a volta às aulas, segundo Perufo, mesmo sem casos da doença, a cidade não deve seguir o calendário proposto pelo Estado. A prefeitura estuda permitir a reabertura da creche do município, mas não na próxima terça-feira, como sugerido pelo governo, já que será preciso um tempo maior para adequação de protocolos.

- Para o ensino em geral, a volta presencial está descartada. Estamos com aulas remotas em andamento. Há uma possibilidade de reabrir a creche a partir de outubro, mas ainda não está certo. É um pedido de muitas famílias que trabalham fora e estão tendo que pagar cuidadores para seus filhos pequenos. Mas tudo será estudado e terá medidas de prevenção - destaca o prefeito.

Nova Esperança do Sul é uma cidade conhecida por receber muitos turistas, que chegam principalmente para visitar a Gruta Nossa Senhora de Fátima, que fica na localidade de Linha Um, no interior. No início da pandemia, o local chegou a ser interditado, mas foi reaberto nas últimas semanas. Juntamente com a Brigada Militar, a prefeitura tem dispersado aglomerações de pessoas em praças, clubes e outros pontos turísticos.

O município não possui nenhum hospital, apenas dois postos de saúde e uma policlínica. O hospital de referência fica em Santiago, distante cerca de 24 quilômetros. Hoje, há 41 pessoas em monitoramento domiciliar por terem apresentado sintomas.

CIDADES SEM CASOS DE CORONAVÍRUS E NÚMERO DE HABITANTES

  1. Aceguá - 4,4 mil
  2. Cerro Branco - 4,7 mil
  3. Coqueiro Baixo - 1,5 mil
  4. Estrela Velha - 3,6 mil
  5. Garruchos - 3,2 mil
  6. Lagoa Bonita do Sul - 2,6 mil
  7. Nova Esperança do Sul - 5,3 mil
  8. Novo Tiradentes - 2,3 mil
  9. Pedras Altas - 2,2 mil
  10. Sete de Setembro - 2,1 mil

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Confira a média móvel de casos confirmados de Covid-19 em Santa Maria

Covid-19: Brasil tem 125,5 mil mortes e 4 milhões de casos acumulados Próximo

Covid-19: Brasil tem 125,5 mil mortes e 4 milhões de casos acumulados

Saúde