volta dos partos

Maternidade da Casa de Saúde deve reabrir na próxima semana

Thays Ceretta

Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Setor da Casa de Saúde permaneceu fechado por quatro meses, com isso, o Hospital Universitário de Santa Maria absorveu toda demanda

Depois de quatro meses fechada, a maternidade da Casa de Saúde deve abrir as portas na próxima segunda-feira. Isso depende da assinatura do contrato entre a empresa terceirizada que contrata os médicos e a direção do hospital. A assinatura estava prevista para ocorrer ontem à noite. Foram meses de tratativas até que os médicos e a Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas) entraram em um acordo e negociaram a reabertura.

O diretor do complexo, Rogério Carvalho, não deu detalhes do contrato, mas comentou que houve mudanças em relação ao documento anterior. Afirmou ainda que a previsão é que os atendimentos voltem na próxima segunda-feira. O anúncio oficial deve ser feito hoje.  

- Nós íamos começar a atender na quinta-feira (ontem), mas algumas questões específicas ainda precisam ser definidas. Está tudo certo para começar na segunda-feira, pela manhã. Para reabrir, a gente precisava acertar alguns valores com os médicos. Ainda não acertamos tudo, mas negociamos com a equipe antiga. Precisamos resolver a reabertura do serviço, pois isso é um problema de saúde pública. A gente nunca quis que fechasse, infelizmente fechou e, agora, vai reabrir e, se Deus quiser, não fecha mais - afirmou o diretor do hospital.

Santa Maria emite certificado internacional de vacinação contra febre amarela

De acordo com o médico ginecologista e obstetra da Casa de Saúde, Manoel Souza Júnior, ontem à noite, a nova equipe iria se reunir para organizar a escala dos sete médicos (cinco antigos e dois novos) que vão compor o quadro clínico da maternidade.

- O contrato tem algumas mudanças, as duas partes cederam um pouco e, agora, ficou mais justo. Nós vamos começar a trabalhar com um mês de atraso dos salários, falta quitar setembro, e ficou acordado que será parcelado em quatro vezes. Como médico, é um sentimento de alívio poder colocar em funcionamento um serviço tão importante para a população. A gente percebeu o caos se que tornou a situação do Husm - disse Manoel.

Durante esse período, o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) acabou absorvendo a demanda dos partos (normais e cesáreas) de toda a região. Ontem, por exemplo, havia 26 gestantes internadas, sendo que a capacidade é de 10 leitos.

As gestantes estão acomodadas pelos corredores em macas do hospital, cadeiras e macas emprestadas das ambulâncias. O espaço de consulta está sendo usado como sala de recuperação.

Governo prevê abertura do hospital regional para final de abril

De acordo com a chefe da Unidade de Atenção a Saúde da Mulher do Husm, Berenice Rodrigues, a equipe espera ansiosamente pela reabertura há quatro meses.

- Vivemos, aqui, uma situação de exaustão e risco tanto para o paciente quanto para a equipe de profissionais, que seguiu a mesma. A demanda aumentou muito, mas continuamos com o mesmo número na equipe, que está preparada para atender partos de alto risco, com capacidade para 10 lugares. A gente está fazendo também partos habituais (de baixo risco). A informação era que a Casa de Saúde ia reabrir dia 1º de março, daí, eu liguei para lá, e me informaram que vai ser na segunda-feira. A gente espera que isso aconteça para desafogar o Husm - desabafou a enfermeira.

A gerente de Atenção à Saúde, Soeli Guerra, entrou em contato com o Diário para expor a preocupação.

- Nós estamos desesperados. Ontem, não tinha mais onde colocar as pacientes. A situação é tão grave que a gente vai ter que pedir para as gestantes trazerem a maca quando vierem para cá - comentou Soeli. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Casa de Saúde se prepara para reabrir maternidade nesta segunda Anterior

Casa de Saúde se prepara para reabrir maternidade nesta segunda

Santa Maria receberá curso 'O Despertar do Poder Intuitivo de Ganho' Próximo

Santa Maria receberá curso 'O Despertar do Poder Intuitivo de Ganho'

Saúde