mais um capítulo da novela

Maioria dos profissionais que irão operar aparelho de ressonância do Husm começa a trabalhar

Dandara Flores Aranguiz


Foto: Assessoria de Imprensa do Husm (Divulgação)/

Doze dos quinze profissionais convocados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para formar a equipe que irá atuar diretamente no funcionamento do aparelho de ressonância magnética - comprado em 2011 e que está sem uso até hoje - já se apresentaram e iniciaram, hoje, a trabalhar no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).

Boletins de casos de toxoplasmose não serão mais emitidos

Esse é mais um desdobramento do caso, que foi parar, inclusive, na justiça, após o Ministério Público Federal (MPF) ingressar com uma ação civil pública contra a Ebserh pedindo a contratação imediata de 15 profissionais para operar o equipamento, em setembro. No dia 11 de outubro, a 3ª Vara Federal de Santa Maria deferiu, parcialmente, a liminar do MPF que pedia a contratação da equipe, e estabeleceu um prazo de 15 dias para que a Ebserh remanejasse temporariamente os profissionais de seu quadro de pessoal (3 médicos radiologistas, 2 enfermeiros, 4 técnicos em radiologia, 4 técnicos em enfermagem e 2 assistentes administrativos) para o Husm.

Pelo menos 16 hospitais da região não possuem alvará dos bombeiros

A Ebserh fez, então, a convocação dos profissionais aprovados em três concursos públicos: 22 candidatos que fizeram o concurso para o Husm em 2014 e 2016 foram chamados no dia 10 e 11 de outubro (12 desses para formar a equipe) e três médicos radiologistas que fizeram o concurso, em 2016, para o Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foram chamados no dia 22 de outubro. Os 15 tinham que se apresentar até segunda-feira no Husm para assumir as vagas.

No entanto, nenhum dos três médicos radiologistas convocados se apresentaram. O Husm aguarda, agora, uma nova convocação por parte da Ebserh para poder completar a equipe e, enfim, colocar o equipamento em funcionamento.

- Os próximos da lista deste mesmo concurso devem ser chamados. Eles terão um novo prazo para assumir, ou não. Até lá, não podemos colocar o aparelho em funcionamento, se não temos os médicos - informa o diretor administrativo do hospital.  

Enquanto isso, os doze profissionais que já assumiram, e começaram a atuar a partir desta quinta-feira, conforme a direção do Husm, irão receber capacitação e treinamento para operar o aparelho de ressonância magnética ou para atuarem em atividades relacionadas ao equipamento.

De acordo com o MPF de Santa Maria, a Ebserh tem o prazo legal até 16 de novembro para resolver a situação e ter a equipe completa, sob pena de multa diária, em caso de descumprimento da ordem judicial, no valor de R$ 5 mil.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

IPE Saúde passa a avisar beneficiários por SMS sobre consultas, exames e procedimentos Anterior

IPE Saúde passa a avisar beneficiários por SMS sobre consultas, exames e procedimentos

Boletins de casos de toxoplasmose não serão mais emitidos Próximo

Boletins de casos de toxoplasmose não serão mais emitidos

Saúde