coronavírus

Jaguari registra primeiro óbito por Covid-19

18.389

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, neste sábado, o primeiro óbito pelo novo coronavírus para o município de Jaguari, na Região Central. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, o caso é de uma idosa, de 80 anos, que estava hospitalizada no Hospital de Caridade de Santa Maria e morreu no dia 19 de maio.  

Rio Grande do Sul tem 423 novos registros e atinge 6.336 casos confirmados de Covid-19

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Jaguari, Adriana Carvalho, a idosa deu entrada no hospital no dia 29 de abril para realizar um procedimento que não tinha relação com a Covid-19.

Santiago chega a 10 casos confirmados de coronavírus

- A informação que temos é que ela internou por outras causas, foi testada no momento que entrou no hospital em Santa Maria e deu negativo. Ela tinha histórico de cardiopatia e Acidente Vascular Cerebral (AVC). No dia 18 ela piorou e passou mal, e no dia seguinte ela fez a coleta para o exame RT-PCR, mesmo dia em que veio a óbito - explica.

Bolsonaro diz que irá estender auxílio emergencial, mas com valor abaixo de R$ 600

A Vigilância municipal foi notificada do resultado positivo para o novo coronavírus pelo laboratório na última sexta-feira. Por se tratar de uma morte que ainda aguardava pelo resultado do exame laboratorial para a Covid-19, a idosa foi sepultada, em Jaguari, na madrugada do mesmo dia, conforme protocolos de segurança e prevenção estabelecidos em decretos estadual e municipal.

Ainda segundo a Vigilância Epidemiológica de Jaguari, a idosa estava internada em leito de Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital no momento da morte. Os familiares que tiveram contato com a idosa já foram comunicados. Os que residem em Jaguari já fizeram o teste rápido, que deu negativo. Os demais familiares são residentes de Santa Maria.

Além desse caso, o boletim epidemiológico do governo do Estado contabilizou mais um caso confirmado para o município da Região Central, totalizando três casos até agora - incluindo o óbito. No entanto, a prefeitura ainda não foi notificada. Por conta disso, o município considera apenas dois casos confirmados oficialmente.

- Esse terceiro ainda é uma incógnita, pois não foi feita nenhuma coleta por nós da Vigilância. Pode ser um caso de um residente que fez o teste em outro laboratório, de outro município, mas ainda não chegou nenhum resultado para a gente - esclarece Adriana.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria segue com bandeira laranja e regras não devem mudar

Próximo

Rio Grande do Sul tem 423 novos registros e atinge 6.336 casos confirmados de Covid-19

Saúde