reforço

Husm anuncia abertura de cinco novos leitos de UTI para pacientes Covid-19

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação (Assessoria de imprensa do Husm)

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) anunciou, no final da manhã desta quarta-feira, que pretende abrir mais cinco leitos intensivos para tratamento de pacientes com confirmação ou suspeita do novo coronavírus.

Veja como cada serviço pode funcionar após quatro meses de pandemia

Atualmente, o Husm possui 24 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS): 14 para outros casos e 10 exclusivos para a doença. Em nota, o hospital disse que, na última semana, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid ficou entre 70% e 100%.

Aluno da UFSM sofre ataques homofóbicos durante apresentação de TCC

Por essa razão, a instituição anunciou que a gestão irá oferecer para habilitação imediata cinco novos leitos de UTI para pacientes contaminados por coronavírus. 

Equipamentos de UTIs de outros Estados poderão ser trazidos para o RS

O processo, segundo a assessoria de comunicação, inclui a solicitação para o governo do Estado para habilitação dos novos leitos, tratativas com a Diretoria de Gestão de Pessoas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para aumento e aceleração na contratação de profissionais da saúde já selecionados e o incremento na compra de medicamentos e outros insumos necessários. Por isso, ainda não há data para abertura desses novos leitos. 

Conforme a direção do Husm, o documento foi enviado na tarde desta quarta-feira à Secretaria Estadual de Saúde (SES), e as providências internas já foram adotadas para que os leitos entrem no sistema e estejam disponíveis a partir de quinta-feira. Eles estarão prontos para uso assim que o hospital receber os respiradores necessários.

- Atualmente, todos os respiradores do Husm estão em uso, devido à superlotação do Pronto-Socorro, onde quatro pacientes intubados aguardam leito de UTI. E estamos aguardando o retorno de três respiradores, cedidos ao Hospital de Caridade na semana passada, com perspectiva de retornar ainda hoje (quarta-feira) - ressaltou a superintendente do Husm, a médica Elaine Resener.

Segundo a médica, também é necessário o reforço de insumos, que já foi solicitado, razão pela qual foram canceladas as cirurgias eletivas e oncológicas até sexta-feira, visando otimização dos anestésicos necessários para intubação traqueal e sedação dos pacientes em UTI Covid.

Além das equipes que já atuam nas unidades Covid (pós-triagem e UTI), a Ebserh está convocando, nesta semana, profissionais selecionados no Processo Seletivo Simplificado, que irão compor essas equipes - todos os médicos inscritos serão convocados, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.

Dados do painel da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que monitora as hospitalizações no Rio Grande do Sul durante a pandemia, mostram que, até as 17h05min desta quarta, o Husm apresentava 87,5% de ocupação dos leitos de UTI (Covid e não Covid): 21 dos 24 leitos intensivos estavam ocupados. 

Na última semana, o índice de internações em UTI no Husm não baixou de 80%, chegando a 100% no último domingo. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Taxa de ocupação de leitos de UTI no Husm nos últimso 15 dias (SES/RS)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em 52 vistorias, prefeitura emite 11 notificações por descumprimento de medidas sanitárias Anterior

Em 52 vistorias, prefeitura emite 11 notificações por descumprimento de medidas sanitárias

Próximo

Medicamento para tratamento de esclerose múltipla está em falta na rede pública

Saúde