violência contra mulher

Governo federal vai criar aplicativos com botão de socorro para mulheres

Folhapress

O governo federal está desenvolvendo aplicativos voltados para a saúde da mulher que conterão um botão de socorro para situações de emergência.

A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Segundo informações da Saúde, as ferramentas vão trazer conteúdos referentes à saúde das mulheres, como cuidados em saúde, prevenção, alimentação saudável, direitos, sexualidade e diversidade. 

Caderneta de Saúde do Adolescente traz informações que nem sempre são abordadas pela família, afirma especialista

Haverá ainda um espaço voltado à oferta de cuidado para mulheres em situação de violência.

- São conteúdos que permitem que a mulher identifique os ciclos de violência, seus direitos, rede de serviços públicos (saúde, assistência social, justiça e segurança pública), formas de prevenção e como encontrar ajuda - explica a pasta.

Em casos de emergência, as mulheres poderão acionar um botão de emergência, que compartilhará sua localização e seus dados com autoridades. Ao baixarem os aplicativos, as usuárias farão um cadastro com seus dados pessoais, o que permitirá que elas sejam encontradas em casos de emergência. 

VÍDEO: mulheres participam de campanha para doação de cabelo em Santa Maria

Ainda não está definido se o alerta será emitido ao Disk Denúncia ou se gerará um alerta para a rede de proteção da mulher, a cargo de autoridades municipais ou estaduais.

Os ministérios da Saúde e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos ainda estão estudando formas de firmar parcerias com a administração pública de estados e municípios antes do lançamento dos aplicativos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Hospital Regional pode abrir até 130 leitos neste ano Anterior

Hospital Regional pode abrir até 130 leitos neste ano

Caderneta de Saúde do Adolescente traz informações que nem sempre são abordadas pela família, afirma especialista Próximo

Caderneta de Saúde do Adolescente traz informações que nem sempre são abordadas pela família, afirma especialista

Saúde