surto de toxoplamsose

Governo do Estado diz que medicamento que está em falta deve chegar nos próximos dias


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)/

A pirimetamina, remédio que é usado diariamente pelas gestantes infectadas com a toxoplasmose durante a gravidez, segue em falta na Farmácia Central do Estado, em Santa Maria. Em resposta ao Diário, na sexta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, por e-mail (confira, abaixo, a nota na íntegra), que "até a próxima quarta-feira, o Estado receberá a primeira remessa dos fármacos pelo Ministério da Saúde (sulfadiazina, pirimetamina e espiramicina)", remédios considerados estratégicos no combate à toxoplasmose.

Medicamento para a toxoplasmose está em falta em Santa Maria

Na quinta-feira, o Ministério da Saúde informou, em nota por e-mail, que serão entregues, na próxima semana, 32.500 comprimidos de sulfadiazina e 9.120 comprimidos de pirimetamina ao Rio Grande do Sul. "Além disso, até o final do mês, o Estado receberá 12.272 medicamentos de espiramicina", o que, segundo o órgão, deve durar três meses.

Casos confirmados de toxoplasmose chegam a 777 em Santa Maria

A orientação da SES às gestantes é que elas busquem o seu médico para receitar um medicamento alternativo até que a pirimetamina, que está em falta desde quarta-feira, chegue na cidade. A prefeitura já autorizou a compra de mais 40 mil comprimidos do remédio para repor o estoque da Farmácia do Estado.

"Tudo aquilo que é de competência do município está em dia. E não vamos deixar nenhum paciente desassistido. Infelizmente, mais uma vez, Estado e União não estão cumprindo a sua parte", afirmou a secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, em material enviado à imprensa.

De acordo com a SES, o Estado já enviou 34.440 comprimidos de espiramicina, 6 mil de pirimetamina, 32.850 de sulfadiazina e 3 mil de ácido folínico para a cidade até agora.

NOTA DO GOVERNO DO ESTADO

"Os medicamentos espiramicina, sulfadiazina e pirimetamina passaram, no primeiro semestre de 2017, a compor o elenco dos medicamentos estratégicos da Assistência Farmacêutica, ou seja, as compras ficaram como atribuição do Ministério da Saúde.

Em razão do surto de toxoplasmose em Santa Maria, tendo em vista que o município não possuía estoque dos fármacos (antes eram fornecidos à população através da Atenção Básica), a Secretaria Estadual da Saúde realizou compra emergencial para atendimento das situações de urgência que envolviam principalmente as gestantes.

  Até agora o Estado enviou para Santa Maria: 

  - 34.440 comprimidos de espiramicina 

- 6.000 comprimidos de pirimetamina

- 32.850 comprimidos de sulfadiazina

- 3.000 comprimidos de ácido folínico

 Em agosto tivemos falta de ofertante para compra emergencial de um único medicamento (Pirimetamina). Hoje a SES/RS tem estoque de espiramicina, sulfadiazina e ácido folínico.

 Até a próxima quarta-feira, o Estado receberá a primeira remessa dos fármacos pelo Ministério da Saúde (medicamentos sulfadiazina, pirimetamina e espiramicina). "

(Com informações da Superintendência de Comunicação da prefeitura)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto da UFSM promove recital para crianças em tratamento de câncer Anterior

Projeto da UFSM promove recital para crianças em tratamento de câncer

Casos confirmados de toxoplasmose chegam a 777 em Santa Maria Próximo

Casos confirmados de toxoplasmose chegam a 777 em Santa Maria

Saúde