saúde

Exposição, seminários e mateada celebram o Dia da Conscientização do Autismo

Dandara Flores Aranguiz

Foto: Pedro Piegas (Diário)

Instituído em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 2 de abril é celebrado mundialmente como o Dia da Conscientização do Autismo. Segundo a própia ONU, estima-se que 70 milhões de pessoas tenham autismo, cerca de 1% da população mundial. Para marcar a data, o Centro de Atendimento Transdisciplinar Mundo Novo organizou uma exposição bem especial, que ocorre até hoje no Shopping Praça Nova, em Santa Maria. Além da exposição, outras atividades marcam a data na cidade.

Essa é a segunda edição da exposição, que contém 12 fotografias de crianças que são atendidas no centro com um pequeno relato da família de cada um. A ideia, segundo a diretora do Mundo Novo, Cristiane Kubaski, é quebrar a barreira do preconceito que ainda existe com quem tem Transtorno de Espectro do Autismo (TEA).

- Hoje se fala muito em autismo, mas, na verdade, como não tem características físicas, as pessoas olham as crianças com problemas comportamentais e não entendem que um dos maiores déficits do autismo, além da comunicação e interação social, é o comportamento. E o objetivo da exposição é trazer as pessoas que não têm esse olhar para se colocar no lugar do outro - explica.

Após fake news, atendimentos domiciliares de saúde em Camobi são retomados hoje

Pedro Teixeira Dornelles, 6 anos, é uma das crianças que tem sua história contada através da exposição. Foi a partir de uma reportagem na televisão que a mãe de Pedro, a professora Janaína Souza Teixeira, 43 anos, resolveu procurar ajuda médica para o diagnóstico.

- Era uma reportagem sobre o 2 de abril. Eu já tinha uma desconfiança, mas o depoimento de um médico que disse que o quanto antes a gente procurar ajuda, mais chances a criança tem de pleno desenvolvimento, me marcou muito. Na hora liguei para um neurologista e foi então que recebemos o diagnóstico, ele tinha três anos. Uma exposição ou até mesmo uma reportagem sobre o assunto tem uma repercussão enorme e pode ajudar uma infinidade de pessoas, que, às vezes, não sabem pelo que estão passando - destacou.

PROGRAMAÇÃO

Exposição "Autismo não tem cara" Foto: Pedro Piegas (Diário)

  • Onde - Shopping Praça Nova, Bairro Patronato
  • Quando - Até hoje, das 10h às 22h
  • Quanto - Gratuito

Mateada 

  • Onde - Praça Roque Gonzales (entre as ruas José Bonifácio e Pinheiro Machado, Centro)
  • Quando - Hoje, às 16h
  • Quanto - Gratuito
  • Programação - Chimarrão e conversa com profissionais do Espaço Aprender sobre o autismo

1º Seminário Sobre Autismo: Desafios e Atuação em Rede 

  • Onde - Salão Brenner do Avenida Tênis Clube (Avenida Dois de Novembro, Bairro Patronato)
  • Quando - Sábado, das 8h às 18h
  • Quanto - R$ 50. O pagamento pode ser feito presencialmente, na Quiron Centro de Excelência e Desenvolvimento Humano (Rua Dr. Bozano, 320. Centro) ou no dia do evento (mediante inscrição prévia online clicando aqui)
  • Programação - Palestras com diversos especialistas (educação especial, pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e direito) sobre a importância da inclusão, abordando os desafios e atuação de diversos profissionais na rede

Autism Spectrum - 2ª edição  

  • Onde - Auditório João Miguel de Souza, Cesma (Rua Professor Braga, 55, Centro)
  • Quando - 13 de abril, das 8h às 17h
  • Quanto - R$ 50 (mediante inscrição prévia online pelo link https://bit.ly/2YFtA1c). O valor arrecado será revertido em ações que contribuam para a inclusão em Santa Maria
  • Programação - A iniciativa contará com diversos profissionais e famílias, que compartilharão conhecimentos, práticas e vivências com o público sobre a temática do evento: família, escola, intervenção e rede de apoio

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Lions Clube de Santa Maria inaugura Banco Ortopédico

Após fake news, atendimentos domiciliares de saúde em Camobi são retomados hoje Próximo

Após fake news, atendimentos domiciliares de saúde em Camobi são retomados hoje

Saúde