combate à pandemia

Estado diz que os 10 leitos de UTI do Hospital Regional estão aptos a receber pacientes

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Gustavo Mansur (Divulgação/SES) / Secretária Arita Bergmann e governador Eduardo Leite em visita ao Hospital Regional no dia 27 de abril, quando foram anunciados a abertura de 30 leitos clínicos e 10 de UTI

A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, afirmou, na tarde desta quarta-feira, em entrevista ao Diário, que os 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Santa Maria estão aptos a receber pacientes.  

Pesquisa aponta que RS tem nove vezes mais casos de coronavírus do que é notificado

Na semana passada, o Ministério Público Federal (MPF) havia apontado que somente cinco estariam funcionando. Segundo Arita, a empresa que faz a locação dos leitos para o Rio Grande do Sul já fez a instalação e a testagem dos equipamentos para garantir que eles estejam 100% em condições de funcionamento.

Santa Maria tem 101 casos de dengue e quatro de zika

- O Estado loca equipamentos para UTIs desde 2009, na epidemia de H1N1. Felizmente, a região de Santa Maria ainda está com uma condição de velocidade de transmissão do vírus e com uma capacidade instalada em que não houve necessidade de ocupação de 100% desses leitos. O hospital está aberto e apto a receber pacientes clínicos e de UTI, sempre mediante regulação estadual. E é bom que se diga que ainda não tivemos nenhum paciente confirmado de Covid-19 no Regional - destacou a secretária.

Confirmado primeiro caso de coronavírus em São Sepé

De acordo com o boletim diário emitido pela Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) - que faz a gestão do hospital - nesta quarta-feira haviam quatro pacientes internados em leitos clínicos e três na UTI, totalizando sete hospitalizações. Além disso, o documento informa que do dia 1º de maio até esta quarta-feira, 13 pessoas foram hospitalizadas no Regional, sendo que 12 tiveram o diagnóstico negativo para a Covid-19 e um caso aguarda o resultado do exame.

Em relação às adequações e testes que estavam sendo feitos nos equipamentos de ventilação mecânica, Arita disse que o procedimento é considerado normal para garantir a segurança da estrutura: 

- Tem os respiradores de última geração, para pacientes absolutamente graves, que precisam estar entubados e dependem desse equipamento mais sofisticado para sua ventilação. E tem respiradores de uma linha média que podem ser usados para pacientes não tão graves com um apoio ventilatório. Não tem nada fora da normalidade. Fazer teste, calibragem, verificação, é norma de segurança para o paciente e de segurança para a estrutura. Nós conseguimos colocar 20 leitos de UTI locados com dinheiro público estadual em Santa Maria, então a região tem motivos para celebrar essa conquista.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rio Grande do Sul registra nove mortes por coronavírus em 24h Anterior

Rio Grande do Sul registra nove mortes por coronavírus em 24h

Santa Maria tem 101 casos de dengue e quatro de zika Próximo

Santa Maria tem 101 casos de dengue e quatro de zika

Saúde